Chinesa vai montar ônibus no país em 2025 e trazer caminhões, vans e furgões movidos a bateria
Por Fernando Miragaya
Sim, tem nova fabricante chinesa no Brasil. Mas que concentra esforços iniciais em um segmento do mundo da eletrificação mais, digamos, palpável. E é com montagem local de ônibus que a TEVX vai perseguir a meta de ter quase ⅓ do mercado total de veículos comerciais elétricos do país.
A empresa diz que vai começar as operações em janeiro 2025. Porém, em dezembro próximo já pretende anunciar o local da fábrica, no interior de São Paulo.
Lá serão feitos os primeiros ônibus elétricos da TEVX em sistema PKD (partial knock-down). Neste modelo, o ônibus, que é feito sobre monobloco, virá com a estrutura montada – inclusive a carroceria.
Localmente, serão aplicados estruturas internas. Tais como vidros, pneus, bancos, motor e freios.
A expectativa é iniciar a operação industrial em meados de 2025 com capacidade para 400 unidades/ano. Segundo a companhia, em um primeiro momento serão gerados 150 empregos diretos e até 500 indiretos.
TEVX já venceu licitação em duas cidades
Até lá, a empresa segue com seus ônibus elétricos importados. A TEVX acaba de vencer a licitação da prefeitura de Niterói (RJ).
Pelo contrato serão fornecidos 50 veículos, sendo 30 unidades com entrega em até 180 dias. Os modelos padron de 12 metros prometem autonomia de até 320 km.
Para Belém (PA) também há um contrato para venda de 30 coletivos elétricos. Cinco unidades foram entregues e o lote restante será enviado até janeiro.
Ônibus elétricos rodam em testes
A TEVX também já tem 15 ônibus elétricos em operação em Cascavel (PR). O edital prevê 13 ônibus de 13 metros e dois articulados de 18 m.
Licitações em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP) e Campinas (SP) também estão no radar da TEVX. O que faz a empresa reforçar suas metas e projeções otimistas.
“Se a gente olhar que o mercado de ônibus 100% elétricos deve mais que dobrar esse ano, com 450 unidades, para o próximo ano apostamos que ele triplica”, acredita o CEO da TEVX, Carlos Eduardo Souza.
TEVX também vai vender veículos elétricos de carga
A estratégia de ter 30% do mercado geral de elétricos passa por veículos de carga. Em dezembro, a TEVX começa a importação de um caminhão de 49 toneladas.
Além deste, a empresa vai trazer, também em dezembro, uma van para até 20 pessoas (19+1) e um furgão com 15 mil m³ de volume de carga. Todos para experimentação, mas já ambicionando uma montagem local.
Segundo Souza, a ideia é, em 2026, fazer os veículos comerciais e caminhões na futura fábrica em CKD. E atingir até 70% de nacionalização dos modelos em cinco anos.
Assim como com os ônibus, esses comerciais leves elétricos começam negociados importados já no ano que vem. Com foco nas operações de last mile, em especial do comércio eletrônico.
Até para este segmento, Souza mantém suas metas otimistas.
“A gente tem observado os movimentos de Mercado Livre e Amazon investindo nas vans da Ford e da JAC, que superam os mil veículos elétricos. Então, vou perseguir meus 30% de buscar de 350 a 500 vendas nesse mercado”, avisa.
Empresa negocia com fornecedores
O desenho da operação também prevê a montagem final de baterias no Brasil. Um agente facilitador é o fato de a TEVX ser representante da CATL, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo.
“A ideia é importar as células de bateria e estar habilitado para fazer todo o processo de montagem aqui”, explica o executivo.
A busca por parcerias e fornecedores está a todo vapor. A TEVX aproveitou a última Fenatran para estreitar as negociações com empresas estratégicas, como Bosch, Dana, Valeo e ZF.
Fonte: Automotive Business