“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Tecnologias aumentam segurança dos motoristas de ônibus urbanos

Confira inovações que transformam o transporte público e dão mais segurança

22/05/2025

Em 2024, o Brasil registrou 3.291 mortes em acidentes com caminhões e ônibus, uma alta de 26% em relação aos registros de 2023, de acordo com um levantamento da Polícia Rodoviária Federal. Embora os ônibus urbanos sejam considerados um dos meios de transporte mais seguros, sendo responsável por apenas 0,32% das mortes no trânsito – de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde – ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente nos grandes centros urbanos, onde a população tem deixado de usufruir do transporte público.

Durante a campanha Maio Amarelo 2025, que traz o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a Empresa 1, especializada em soluções tecnológicas para mobilidade, sinaliza algumas inovações que contribuem para a segurança dos operadores e motoristas de ônibus e também dos passageiros:

1- Console para monitoramento em tempo real

Equipado com funcionalidades avançadas, o console permite ao condutor iniciar e encerrar a jornada, trocar a linha de operação, enviar mensagens para o Centro de Controle Operacional (CCO) e receber mensagens críticas em tempo real. Ele exibe informações de conexão com outras tecnologias embarcadas da operação, como GPS, câmera, 4G e Wi-Fi, garantindo que o motorista esteja sempre conectado e informado.

2- Telemetria

Acelerações bruscas, frenagens desnecessárias e excesso de velocidade podem ser monitorados com essa tecnologia que coleta informações detalhadas dos veículos, de forma remota, transformando-as em indicadores para a melhor condução dos ônibus. Com os dados disponibilizados, as empresas podem ajustar rotas, redistribuir recursos e otimizar operações com rapidez, melhorando a eficiência geral e reduzindo os custos operacionais.

3- Pagamento via PIX ou QRCode

Em alguns lugares, muitos motoristas ainda são responsáveis em receber o pagamento direto dos passageiros, se preocupando além da direção do veículo com o manuseio do dinheiro. É possível implementar soluções que facilitem esse processo por meio da bilhetagem eletrônica que pode ser por aplicativo, usando cartão de crédito ou PIX como modo de pagamento, e também realizar a compra de passagens via QR Code, dando mais praticidade ao processo de compra. Os usuários não precisam mais enfrentar longas filas para recarregar seus cartões ou pegar o troco com o motorista.

4- Análise de dados

A coleta de dados e apresentar informações consolidadas em tempo real, permite mais visibilidade para os operadores de transporte público, por meio de gráficos e indicadores, é possível centralizar as informações em uma única plataforma, com uma visualização completa da operação, e dedicar mais tempo à análise estratégica, pois permite rastrear ocorrências e agir rapidamente.

Sobre a Empresa 1 – Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa 1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo – que oferece soluções confiáveis que atendem às necessidades dos clientes na vida real, nas comunidades em que são estabelecidos e nas quais servem. Trabalhando em prol da inovação no transporte de pessoas, atende mais de 150 cidades, gerencia 90 datacenters. A Empresa 1 também é vencedora de dois prêmios da Associação Internacional do Transporte Público (UITP), nas categorias Comprometimento Político (2011) e Inovação Tecnológica (2013), (UITP), também está entre as 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade do ranking do Mobilidade Estadão em parceria com o Connected Smart Cities. Saiba mais em: www.empresa1.com.br.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?