Produzir peças e componentes em território brasileiro é uma demanda urgente do ramo automotivo. Além de reduzir os altíssimos custos de importação de autopeças, investir neste mercado movimenta toda a cadeia produtiva, criando um ambiente de modernização das fábricas, implementação de tecnologia e fomento a mais empregos qualificados. Gera ainda, um ecossistema mais competitivo em uma lógica reversa, que possibilita atender tanto montadoras locais quanto estrangeiras.
De forma geral, a indústria brasileira ainda tem barreiras para fabricar peças e outros itens da indústria automotiva. Com mais de três décadas de atuação neste setor, a empresa de engenharia Multittech, localizada na região de Campinas (SP), propõe soluções a empresas brasileiras que necessitam de tecnologias de rápida implantação e baixo investimento para efetivar a fabricação nacional de autopeças e componentes. Essas tecnologias envolvem softwares de projeto, cálculo e gestão, além de serviços de hardware e técnicas de laboratório certificadas por órgãos internacionais de controle para homologação de produtos.

“Temos engenheiros e técnicos capacitados para fornecer consultoria às empresas fabricantes, como uma ‘segunda engenharia’, e disponibilidade para planejar, desenvolver e implantar projetos eficientes e de baixo risco. Com isso, reduzimos custos das matérias-primas e dos processos e os prazos de entrega e validação, conforme os critérios das principais montadoras do país”, descreve o engenheiro mecânico Marcelo Gomes, responsável pelo setor de inovação automotivo e de autopeças da Multittech.
Gomes explica, que muitas empresas não têm parque fabril com infraestrutura tecnológica para desenvolver os esboços. “Disponibilizamos a estrutura de nosso tech center, o único de engenharia creditado pelo Inmetro, conforme a ISO 17025, para podermos elevar o nível dos fabricantes. Os serviços podem ser contratados por meio de uma plataforma on-line: o cliente escolhe apenas aquilo que irá utilizar, reduzindo custos desnecessários e contratos burocráticos”, descreve ele.
A atuação da Multittech na indústria automotiva passa ainda pelos principais atributos de validação de todos os subsistemas de veículos: chassis, interior, exterior, powertrain e eletroeletrônica embarcada. “Também fazemos avaliação de segurança veicular e performance de ruídos e vibrações, bem como sistemas de suspensão, direção e frenagem”, informa Gomes.
Com uma cartela de mais de 250 empresas, a Multittech tem entre seus clientes a DPA Moldados, de Itupeva, na região de Campinas. Em atividade desde 1998, a empresa desenvolve e produz peças moldadas para acabamento interno, dutos de ar e isoladores termoacústicos para automóveis e caminhões. “A Multittech possibilita maior controle e gerenciamento em diversos projetos, o que nos permite tomar decisões mais assertivas, reduzindo custos e eliminando falhas. Além disso, seu trabalho minimiza o tempo entre as etapas, uma vez que muitas delas foram automatizadas”, diz Aureliano Edmundo, CEO da DPA.

Sobre a Multittech
Com tech center em Holambra (SP), a 40 km de Campinas e 130 km de São Paulo, a Multittech é uma empresa de engenharia, com foco na criação de soluções tecnológicas simples, inovadoras, eficientes e de baixo custo para atender empresas que necessitam melhorar seus processos, fornecendo um caminho menos burocrático e complexo até a implantação. Atende os seguintes setores industriais: aeroespacial e defesa; autopeças e automotivo; embalagens; plástico; óleo e gás; ferroviário; agrícola e implementos; e equipamentos industriais.