“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

SUVs a caminho de 1 milhão de licenciamentos em 2025

Com 53% das vendas até junho, segmento dobrou participação em cinco anos

21/07/2025

Por George Guimarães

Chega ano, passa ano e o domínio dos utilitários esportivos é cada vez maior no mercado brasileiro. Nesta década, porém, a categoria vem crescendo de forma ainda mais acentuada e, a rigor, dobrou sua penetração nos últimos cinco anos.

Mas o poderio do segmento nunca foi tão grande quanto no primeiro semestre de 2025. Dos 878,6 mil automóveis de passeio licenciados no período, 468,6 mil foram utilitários esportivos. A relação de 53,3% é a maior da história para o período e quase 6 pontos porcentuais a mais do que nos primeiros seis meses de 2024.

O resultado sinaliza que, pela primeira vez, os SUVs poderão ultrassar 1 milhão de unidades vendidas em um único ano, o dodro dos emplacamentos de cinco ano atrás — em 2024, quase chegou lá, com 939 mil unidades negociadas.

Hatches pequenos lideraram o mercado pela última vez em 2019, quando detiveram 33% do total de automóveis emplacados e os SUV apenas 26,6%.

A partir do primeiro ano da pandemia, a categoria já respondeu por 32,7% e desde então só aumentou a vantagem. Já em 2021 deteve 42,9% e chegou a 48,2 % no ano passado, enquanto os hatches pequenos retrocederam a 28,6%  dos licenciamentos.

Ultrapassar a casa de 1 milhão de unidades pela primeira vez não parece missão das mais difíceis. Além de tradicionalmente as vendas de veículos serem maiores no segundo do que no primeiro semestre, o ano tem profusão de lançamentos importantes, tanto de produtos nacionais quanto de importados.

Entre os primeiros, há opções recém-lançadas que devem mais impactar positivamente os números do setor daqui para sempre, dentre elas o Tera, SUV mais barato da Volkswagen, Nissan Kicks e os renovados Chevrolet Tracker, Fiat Fastbak e Pulse.

Também marcas da Stellantis, Jeep, Citroën e Peugeot prometem melhorias de estilo, técnológicas e de conteúdo, respectivamente, no Commander e Compass, Aircross e no argentino 2008.

Até para enfrentar com mais argumentos o grande número de novidades da concorrência, nos vários subsegmentos, previstos para estarem nas ruas até dezembro. São pelo menos mais três dezenas!

LEIA MAIS

→ Tera amplia participação e liderança da Volkswagen em SUVs

→ Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Dentre os modelos produzidos localmente, vale citar o mais que aguardado Toyota Yaris Cross e seu concorrente direto Honda WR-V, o também inédito Renault Boreal, além dos — finalmente! — nacionalizados GWM Haval H6 e H9 e BYD Song Pro.

As marca chinesas, de fato, responderão pela maior parte dos lançamentos. Já começaram a ser vendidos ou estarão nas concessionárias nas próximas semanas e meses os SUVs importados da Geely, Omoda, Jaecoo, GAC, Zeekr, Avatr e Leapmotor, a totalidade elétricos e híbridos.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?