“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Stellantis inicia jornada híbrida nos hatches com o Peugeot 208

Modelo compacto, assim como o irmão SUV 2008, receberam o conjunto híbrido leve que equipa os Fiat Pulse e Fastback desde o ano passado

04/09/2025

Versão GT é a versão do Peugeot 208 com a motorização híbrida leve da Stellantis (Foto: Pedro Bicudo)

Por Bruno de Oliveira

O ano era 2023 e estávamos nós, a imprensa, na fábrica da Stellantis em Betim (MG) para conhecer as plataformas sobre as quais a montadora construiria modelos eletrificados nos anos seguintes. Havia uma designada para o seu primeiro hatch híbrido produzido na região. Pensamos que seria o Fiat Argo e erramos. Se tratava do Peugeot 208.

Na quarta-feira, 3, a empresa mostrou pela primeira vez o veículo ao público, o qual integrará a partir da próxima quinta-feira, 11, o line-up da marca francesa na América do Sul.


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A versão, que tem sob o capô o mesmo conjunto híbrido dos Fiat Pulse e Fastback, chega para ser o modelo topo de linha por R$ 126.990, com motor flex turbo 1.0 de até 130 cv e câmbio automático CVT.

A escolha do 208 para receber o sistema micro híbrido de 12V (a bateria auxiliar alimenta um pequeno motor elétrico que não traciona as rodas, apenas ajuda o propulsor de combustão em determinadas situações) tem a ver com o fato de a Peugeot ser uma espécie de marca de veículos “high end”, um termo em inglês que pode ser traduzido para a linguagem coloquial como compactos premium.

Se o 208 naturalmente tem como apelo um design mais refinado do que outros compactos, por que não iniciar a jornada híbrida no segmento?

Peugeot quer testar mercado com versão híbrida do 208

Na traseira, a identificação do conjunto híbrido leve – Foto : Pedro Bicudo / Divulgação

A indagação cabe porque é justamente o que a Peugeot fez no momento de decidir por qual caminho começar essa experiência com modelos híbridos no segmento dos hatches.

“Queremos testar para ver como o mercado vai reagir”, disse Fabiana Figueiredo, vice-presidente da marca na região. “O consumidor da marca tem inclinação às novas tecnologias e queremos explorar isso.”

A executiva disse, ainda, que a expectativa em torno das vendas da versão híbrida do 208 representem em algum momento cerca de 20% do mix de vendas do modelo no Brasil.

Se ele já estivesse na oferta desde janeiro, teriam sido vendidos até agosto por volta de 1.160 unidades, considerando que os emplacamentos do modelo somaram, no período, pouco mais de 5.800 mil unidades.

Painel de instrumento 3D é outra novidade do 208 híbrido

Painel tem efeito 3D e traz animação com funcionamento do conjunto híbrido leve no 208 – Foto : Pedro Bicudo / Divulgação

Afora o sistema híbrido acoplado ao motor térmico GSE T200, o 208 chega ao mercado com algumas novidades, como o interessante painel de instrumentos que reproduz os dados de desempenho do veículo em formato 3D.

Além disso, oferece costuras verdes nos bancos, antena tipo shark e o serviço conectado My Peugeot, por meio do qual, via smartphone, o motorista pode destravar portas ou acessar informações sobre o veículo. O serviço é grátis por 12 meses.

SUV compacto da Peugeot também entra na onda híbrida leve

Peugeot 2008 também tem versão GT topo de linha híbrida – Foto : Pedro Bicudo / Divulgação

E já que o Peugeot 208 recebeu o sistema híbrido, por que não inseri-lo também no 2008, o SUV compacto que usa a mesma plataforma do hatch – os dois modelos são feitos em El Palomar, na Argentina, mas o conjunto híbrido leve é enviado de Betim.

A versão híbrida do 2008 também será a topo de linha, chegando ao mercado por R$ 162.990. O conjunto híbrido é o mesmo do 208, acoplado ao propulsor T200 com caixa automática CVT.

Em resumo, a Peugeot tem quatro versões do 208 em sua oferta. A de entrada Style, as intermediárias Active e Allure, e a topo híbrida leve GT. No caso do 2008, são três versões, a de entrada Active, intermediária Allure e a topo híbrida leve GT.

Fonte: Automotive Business

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