O novo Salão do Automóvel está confirmado para 2022. Conforme Automotive Business noticiou ainda em janeiro, o evento muda de nome e de local: se chamará São Paulo Motor Experience e será realizado entre os dias 6 e 14 de agosto, no Autódromo de Interlagos.
Repaginado, o mais importante evento automotivo do país e da América Latina já tem até sigla, SPMXP, e acaba de ser confirmado pela organizadora RX (antiga Reed Exhibitions), que há mais de 60 anos organiza o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A empresa garante que cerca de 40 das principais montadoras e importadoras do Brasil estão em negociações para participar da feira.
A companhia reforça que, apesar do evento ter mudado de nome e proposta, o nome Salão do Automóvel segue forte, tanto que o SPMXP é destacado como um evento “powered by Salão do Automóvel”, algo como “movido” ou “apresentado” pela tradicional marca.
Experiências para todos os públicos
Em comunicado, a RX promete que o conceito do Motor Experience reunirá “conteúdo, entretenimento e experiências para os visitantes”. O que serve para justificar a amplitude de preços dos ingressos, que serão colocados à venda a partir de abril. Os bilhetes custarão entre R$ 40 e R$ 7 mil, conforme o número de “atrações” que o visitante vai contratar.
Com isso, o bilhete para visitar o evento parte de valor mais baixo do que os da última edição do Salão do Automóvel, em 2018. Naquele momento, os ingressos começavam em R$ 55.
O SPMXP vai permitir que as marcas façam diferentes ativações, com atrações customizadas e específicas. A área de exposição ficará concentrada nos boxes do Autódromo de Interlagos, onde montadoras e importadores apresentarão ao público seus principais lançamentos.
As experiências, obviamente, também vão para a pista. Além do tradicional circuito principal, serão montados outros cinco tipos de pistas especialmente para o SP Motor Experience: Off-Road, SUV, Pista UTV, Arena Drifting e Arrancada e Pista New Tech (projetada para demonstrações de novidades tecnológicas). A expectativa dos organizadores é bater a marca de 60 mil test drives ao longo dos nove dias.
Networking no novo Salão do Automóvel
Uma das “carências” do formato antigo do Salão do Automóvel deverá ser compensada neste SPMXP. Atrás dos boxes de Interlagos será erguida uma arena específica para que as marcas expositoras tenham condições de efetivar negócios durante o evento, inclusive com direito aos visitantes realizarem compras de veículos, algo que não acontecia no evento anterior.
Outros espaços temáticos já estão confirmados no SP Motor Experience 2022. Muitos com o apelo da mobilidade do futuro. Arena Tech, Arena E&A (debates e demonstrações de novas tecnologias, como carros elétricos e autônomos) e Arena Mobilidade (com opção de test-drive de outros veículos elétricos, como bikes e patinetes). Também estão na pauta atrações “familiares”, como Arena de E-Sports + Lab Tech, Festival de Música, Cine Drive In, Roda Gigante e voos de balão.
Empregos e R$ 300 milhões para a economia
A previsão dos organizadores é que o SPMXP vai movimentar mais de R$ 300 milhões na economia da cidade e gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. A realização do evento em Interlagos tem apoio institucional da Prefeitura de São Paulo.
“O casamento de dois símbolos de sucesso em nossa capital, como o São Paulo Motor Experience e o Autódromo de Interlagos, é uma iniciativa muito bem-vinda nesse cenário e que promete, a partir deste ano, uma diversidade de novas experiências para os paulistanos e turistas de todo o Brasil e do Exterior”, comentou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Fonte: Automotive Business