Sony e Honda oficializam parceria e primeiro carro elétrico sai em 2025

Joint-venture leva o nome de Sony Honda Mobility Inc. e quer unir a expertise das duas empresas japonesas (Por Victor Bianchin, AB)
Sony e Honda oficializam parceria e primeiro carro elétrico sai em 2025
Painel do carro-conceito Sony Vision S-02, visto na CES 2022 / Foto: Nicolas Valeano (Frandroid)

Em março, a Sony e a Honda haviam anunciado uma parceria para fabricar carros elétricos. Agora, as duas empresas enviaram comunicado à imprensa oficializando a joint-venture, que se chama Sony Honda Mobility Inc. e tem sede em Tóquio. O primeiro automóvel zero combustão da empreitada tem previsão de lançamento para 2025.

A nota oficial que formaliza a joint-venture não entra em detalhes sobre os planos da nova empresa. A  companhia afirma que usará o conhecimento da Honda em manufatura de veículos, tecnologia e vendas junto à expertise da Sony em aplicações de imagem, sensores, telecomunicações e entretenimento. É muito provável que, considerando essas informações, os modelos da nova organização venham com algum nível de automação.

Sony e Honda uniram o útil ao agradável

A Sony já ensaia entrar nesse mercado há algum tempo. Na CES deste ano, a empresa anunciou uma startup para carros elétricos chamada Sony Mobility e mostrou seu primeiro EV na forma do carro-conceito Vision S-02

Já a Honda tem avançado devagar na mobilidade elétrica, assim como outras montadoras japonesas. Ela só evoluiu mesmo nos últimos meses: em outubro, quando apresentou a e:N Series, que terá 10 carros elétricos nos próximos cinco anos, e, em abril, anunciou investimento de US$ 64 bilhões em carros elétricos até 2030.

A união das duas empresas vai ser útil para ambas, uma vez que a Sony precisa da expertise de uma montadora tradicional para poder entrar nesse negócio e a Honda precisa de uma parceira que ajude a trazer tecnologia e opções de conforto para seus modelos.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO