Uma análise produzida pela Mercado Radar, plataforma de Big Data e Analytics para e-commerce, apontou a alteração do comportamento de consumo no comércio online brasileiro nos primeiros semestres de 2021 e 2022.
Para esse levantamento, Sandro Wiggers, CEO da Mercado Radar, explicou o método utilizado que contribuiu para a pesquisa feita na plataforma de compra e venda de produtos no ambiente digital:
“Deste total, nossa ferramenta mapeou cerca de 6 milhões de artigos comercializados no primeiro semestre deste ano. Mas para elaborar esta classificação, levamos em conta o faturamento de cada categoria. No geral, em termos de valor arrecadado em vendas, houve um crescimento de 27,87% nos primeiros semestres deste ano contra o mesmo período de 2021”, explica o líder da startup.
Durante os dois anos, a seção “Acessórios para veículos” ocupou a segunda posição na liderança de itens mais vendidos, perdendo apenas para a seção “Casa, Móveis e Decoração”.
Entre janeiro e julho de 2021, o setor voltado para automóveis apresentou um ticket médio com o valor de R$ 157 reais, enquanto o faturamento total nos primeiros meses daquele ano atingiu o valor de R$ 3,1 Bilhões.
Entre os produtos mais vendidos no primeiro semestre de 2021 é destaque para:
2021
| Som automotivo Pioneer |
| Som automotivo Multilaser |
| Módulo amplificador Taramps |
| Kit Xenon |
| DVD Central Multimídia |
De acordo com Sandro Wiggers, não é novidade que muitos que trabalham com peças automotivas façam aquisições e vendas por meio do Mercado Livre. Da mesma forma que 2021, o ano de 2022 traz uma demanda crescente de som automotivo.
Visto isso, entre os produtos mais vendidos no primeiro semestre de 2022 é destaque para:
2022
| Som automotivo First Option |
| Som automotivo Multilaser |
| Módulo Taramps |
| Kit Led TechOne |
| Capacete fechado |
Sobre a Mercado Radar
Saber como um produto está performando em vendas dentro de uma plataforma de e-commerce pode dar indicações do mercado que existe nacionalmente em torno dele. Além disso, é importante entender o funcionamento do comportamento de consumo do seu público.
Por isso, a Mercado Radar trabalha auxiliando empreendedores a direcionar suas vendas de forma estratégica, a partir do monitoramento de preços, concorrência, tendências e oportunidades.
A Mercado Radar ajuda empresas em todo o país a decidir qual o melhor preço para determinado produto, possibilitando um aumento em conversões de vendas.
São mais de 9000 vendedores que usam a plataforma, cerca de 40 milhões de produtos monitorados e mais de 600 milhões de faturamento em lojas que usam os serviços.
“A ideia da Mercado Radar é analisar todos os dados possíveis. Olhamos para o mercado, para a concorrência e entregamos para o nosso cliente informações completas com todos os dados para que ele tome a melhor decisão na sua estratégia de vendas e tenha um melhor retorno financeiro”, explica Sandro Wiggers, CEO da startup.
A Mercado Radar já recebeu um aporte anjo em 2021 e teve uma captação bem sucedida em abril de 2022 na Captable – maior plataforma de investimentos em startups do Brasil – que atraiu 225 investidores.
Os planos da startup envolvem continuar ampliando o monitoramento para diversos sites de e-commerce. “Somos a primeira startup brasileira a fazer a análise de dados do Mercado Livre que está ajudando muitos vendedores a ganharem mais por meio deste levantamento. Com a nossa expansão para outros e-commerces, queremos que a Mercado Radar seja reconhecida como a melhor provedora de dados do comércio eletrônico brasileiro”, finaliza Sandro.
Mais informações no site https://www.mercadoradar.com.br
Informações
Nobre Press
Amanda Andrade
amanda.andrade@nobrepress.info
(32) 99919-4247






















