“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Sob ameaça, Toyota e Mercedes-Benz são marcas automotivas mais valiosas do mundo

27/01/2022

A Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo. A conclusão é da Brand Finance, consultoria que divulgou o Brand Finance Global 500 2022, ranking que elenca as empresas mais valiosas entre todos os segmentos. Segundo a organização, a análise é feita para mapear a capacidade de atrair consumidores, gerar lealdade e motivar os funcionários, mas também de gerar receitas e lucratividade a partir da marca.

Nesse escopo, a Toyota é a primeira automotiva a aparecer na lista geral, na 12ª colocação com valor avaliado em US$ 64,2 bilhões – aumento de 8% sobre o ranking do ano passado. A Mercedes-Benz aparece pouco atrás, na 15ª colocação (duas posições abaixo do ranking de 2021) e valor de US$ 60,7 bilhões. 

Tesla cresce rápido

A terceira marca automotiva a aparecer na lista é a Tesla, em 28º colocação. Apesar de distante das empresas tradicionais que ocuparam as primeiras posições, a empresa registrou o maior crescimento do segmento, de 44% para uma estimativa de US$ 46 bilhões. Com isso, a fabricante de carros elétricos saltou 14 posições no ranking desde o ano passado, ameaçando o reinado da Toyota e da Mercedes-Benz para os próximos anos.

A Tesla já tem valor de marca superior ao da Volkswagen, que aparece em declínio, na 33ª colocação da lista, avaliada em US$ 41 bilhões. Atrás dela está a BMW, na 39ª colocação, e a Porsche, 46ª, ambas em queda na comparação com 2021.

Ainda entre as 100 mais valiosas aparece a Honda, na 61ª posição, com desvalorização de 10%. A Ford, que viu suas ações valorizarem recentemente apesar da decisão de deixar de produzir veículos no Brasil e na Índia, está em 76ª quando se trata de valor de marca. 

Na área da mobilidade, até mesmo a Uber viu sua apreciação diminuir. A empresa ocupa a 85ª posição da lista, com queda de duas posições na comparação com o ano passado e marca avaliada em US$ 22,8 bilhões.

Chinesas puxam valorização das marcas automotivas

Entre os segmentos, o setor de tecnologia é o que reúne o maior número de marcas valiosas, somando 50 empresas entre as 500 mais bem avaliadas. Juntas, as organizações respondem por impressionantes US$ 1,2 trilhão. Apple, Amazon, Google e Microsoft ocuparam as primeiras colocações do ranking geral de marcas mais valiosas.

O varejo é o segundo setor mais representativo, que ganhou força após a pandemia e, pela primeira vez, soma mais de US$ 1 trilhão em valor, com 53 marcas listadas no ranking. O Walmart é a mais valiosa desse nicho, ocupando a 5ª colocação do ranking geral.

Os segmentos financeiro, de mídia e de telecomunicações aparecem em seguida, nessa ordem. O setor automotivo ocupa apenas a 6ª colocação entre as áreas mais representativos, com 28 marcas na listagem que somam US$ 550,8 bilhões em valor. 

Segundo a Brand Finance, as marcas chinesas foram responsáveis por reverter uma tendência de queda de valor no segmento. A BYD, que produz chassis de ônibus elétricos no Brasil, foi a empresa automotiva com maior apreciação no ranking de 2022, à frente até mesmo da Tesla. O valor da marca saltou 100% desde o ano passado, para US$ 6,4 bilhões.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?