Agosto de 2022 certamente já entrou para a história da reposição automotiva brasileira como marco para o início de uma importante fase para empresas e entidades que atuam nesse mercado. No dia 16, às vésperas da Autop, Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, em Fortaleza-CE, dirigentes das entidades, que representam toda a cadeia de comercialização de autopeças, reuniram-se para a leitura de um manifesto que propõe a união e a busca de maior representatividade para o aftermarket automotivo em defesa dos legítimos interesses do setor.
A Carta de Fortaleza, como ficou conhecido o manifesto, chega em um momento decisivo para a reparação automotiva, fortalecendo o movimento “Right to Repair”, que tem o objetivo de garantir a opção de escolha aos consumidores quando da manutenção de seu veículo. Com os avanços da tecnologia 5G, os carros chegam ao mercado cada vez mais conectados, gerando dados sobre hábitos do consumidor e manutenção. No entanto, a tendência é de que acesso a eles fiquem cada vez mais restritos a montadoras, prejudicando seriamente o mercado independente. “se nada for feito, a complexidade tecnológica implementada nos veículos deverá trazer fortes prejuízos aos consumidores, pois perderão o seu direito de escolha, além do iminente impacto nas ma is de 100 mil micros e pequenas empresas que geram emprego e renda no país”, esclarece Antonio Fiola, presidente do SINDIREPA BRASIL.
Embora a reposição automotiva seja altamente representativa no PIB brasileiro e o setor é o quarto maior mercado mundial global, segundo estudos da autocare.org, sua representatividade política é baixa, já que pautas do setor sempre foram difusas, e as tentativas de organização redundaram em poucos resultados práticos.
A Carta, portanto, é uma resposta para esse cenário ao estabelecer o compromisso de efetiva união do setor em defesa de interesses legítimos do mercado independente, junto aos órgãos de defesa do consumidor e governamentais, diante dos avanços das montadoras com novas barreiras físicas e tecnológicas.
A leitura do manifesto formalizou a fundação da UNIÃO sob os pilares da representação Institucional, do desenvolvimento técnico e tecnológico, da sustentabilidade (econômica, social e ambiental), das pessoas, e o fomento dos negócios; a criação da Universidade do Aftermarket (UniAfter), como associação educacional sem fins lucrativos para o desenvolvimento de ações de formação e capacitação de mão de obra para o mercado de reposição automotiva de forma ampla, em consonância com o pilar fundamental da associação que são as pessoas; como ponto de irradiação dos conceitos, das premissas e das pautas conjuntas e integradas da UNIÃO.
Além de Antonio Carlos Fiola Silva, pela Associação das Entidades e Empresas de Reparação de Veículos no Brasil (SINDIREPA BRASIL), foram signatários da Carta: Rodrigo F. A. Carneiro, pela Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (ANDAP), José Arnaldo Mota Laguna, pelo Conselho Nacional de Retífica de Motores (CONAREM) e Ranieri Palmeira Leitão, Associação Nacional dos Sincopeças do Brasil (SINCOPEÇAS BRASIL).
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