“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Sincopeças Brasil quer aprofundar ainda mais atividades de capacitação

04/05/2023

O Sincopeças Brasil reuniu-se durante a Automec para definir as ações a serem adotadas este ano. O encontro contou com a participação dos presidentes de Sincopeças de todo País e foi comandado pelo presidente da entidade nacional, Ranieri Leitão.

Na abertura, o consultor do Sincopeças e diretor da Alvarenga Projetos Automotivos, Sergio Alvarenga, fez uma abrangente apresentação do atual momento do aftermarket automotivo e as preocupações de momento, como o movimento internacional Right to Repair, ou Direito de Reparar, endossado no Brasil pelas entidades que compõem a Aliança do Aftermarket Automotivo (Sindirepa Nacional, Andap/Sicap, Anfape, Asdap, Afer, Conarem e Sincopeças Brasil), e o descontrole do comércio eletrônico de autopeças, especialmente com relação à duvidosa procedência e qualidade dos componentes automotivos comercializados pelos market places nacionais e, particularmente, chineses.

Em sua apresentação, Sergio Alvarenga nomeia as entidades que compõem a Aliança do Aftermarket Automotivo

Na sequência, o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, convocou todos os Sincopeças a participarem e divulgarem aos seus representados o Programa Loja Legal, executado pelo Sebrae, que visa a promover o aperfeiçoamento das lojas de autopeças em todos os seus aspectos gerenciais, incluindo formação de colaboradores. O Programa foi apresentado durante a Automec e está começando pela Capital Paulista, mas estende-se a lojas de todo o País.

Heber Carvalho e Ranieri Leitão

Certificação do Vendedor de Autopeças

Também presente ao encontro, o gerente de serviços automotivos do IQA, Sergio Ricardo Fabiano, apresentou aos presidentes dos Sincopeças o Programa de Certificação dos Vendedores de Autopeças, iniciativa inédita lançada pelo Instituto da Qualidade Automotiva a partir da parceria com o Sincopeças Brasil, Sindirepa Nacional e Conarem.

“O vendedor é quem tem o relacionamento com o cliente final. Sendo assim, se ele não atender bem, a peça vai chegar incorreta no aplicador. E, quanto menos conhecimento e treinamento ele tiver, maiores são as chances de ele errar”, afirmou Fabiano.

Além da importância desses profissionais para suas respectivas empresas, outro fator que impulsionou a criação da certificação foi o volume de profissionais espalhados por todo o país. Segundo dados do Sincopeças, as mais de 60 mil lojas de autopeças brasileiras empregam aproximadamente 75 mil vendedores, média próxima a 2 por estabelecimento.

Para cumprir a missão de capacitar toda essa massa fundamental para o desempenho do varejo de reposição, o programa do IQA aborda diversos aspectos que incidem diretamente o dia-a-dia das lojas.

Confira no quadro abaixo as áreas contempladas pela certificação:

  • Conhecimento e funcionamento dos componentes do automóvel
  • Conhecimento geral da estrutura veicular (carroceria) e seus componentes;
  • Aplicação e consulta do catálogo de peças;
  • Compatibilidade e intercambialidade de componentes;
  • Processos de garantia;
  • Informática básica;
  • Processo de atendimento ao cliente;
  • Quesitos ambientais relacionados ao descarte e à reciclagem adequada, conforme a legislação vigente;
  • Norma ABNT NBR 16.999 (Vendedor de Autopeças).

No que tange à informática básica, o porta-voz do IQA enfatizou que este foi um pedido especial de Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil, pois saber operar ferramentas como os catálogos digitais é uma exigência comum a grande parte dos profissionais que atuam no balcão de uma loja de autopeças.

Sergio Fabiano, gerente do IQA, Alexandre Xavier, superintendente do IQA, e Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil, durante apresentação do Programa de Certificação

Qualificação adequada

Enquanto o IQA se prepara para avaliar e endossar o conhecimento dos vendedores de autopeças do país, o Sincopeças Brasil – apoiador da iniciativa, busca alternativas para auxiliar esses profissionais a atingirem os requisitos da função na contemporaneidade.

Na reunião com os líderes dos diversos braços da entidade ao redor do Brasil, o presidente Ranieri Leitão comunicou que o Sincopeças está em negociação com o Sebrae para criar cursos de capacitação para os antigos balconistas de autopeças.

Leitão também solicitou a ajuda dos colegas para convocarem seus departamentos jurídicos a fim de garantir que o documento da proposta de parceria esteja impecável para a apresentação. Mais tarde, já durante a apresentação do Programa de Certificação na Arena de Conteúdo da Automec, o dirigente reforçou o pedido.

“Tradicionalmente, a gente costuma ouvir que o setor de autopeças não tem uma qualificação adequada e que, por isso, acaba não atingindo todo o seu potencial. Eu não acredito que isso possa ser generalizado, mas, ainda assim, nosso papel é contribuir para que nossos profissionais sejam ainda melhores”, afirmou Leitão – antes de complementar. “Neste sentido, eu não tenho dúvida que o profissional de autopeças que trabalhar para ter essa certificação e realizar as capacitações que estamos negociando com o Sebrae vai crescer profissionalmente, além disso, ajudar sua empresa a crescer junto com ele”.

O presidente do Sincopeças Brasil solicitou ainda que os gestores de varejo deixem de lado o pensamento limitante de que um profissional qualificado irá deixar sua empresa para postos mais atrativos, ao passo que – segundo ele – um setor forte como um todo é o ambiente ideal para o sucesso individual de cada negócio.

Com a colaboração de Lucas Torres

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