Período marca datas que, com criatividade e estratégias, podem também ter repercussão positiva no aftermarket automotivo
Por Lucas Torres
Outubro inaugurou este ano um dos momentos de maior expectativa para o varejo nacional. Batizado de em 2024 de ‘trimestre de ouro’ para o varejo por especialistas do setor, o período relativo aos últimos três meses do ano traz com ele ocasiões como Natal e Black Friday, datas que, segundo instituições como o IBEVAR, são, respectivamente, aquelas que mais agregam vendas ao comércio em relação à normalidade observada na tendência anual. São datas que, com criatividade estratégias, podem também ter repercussão positiva no aftermarket automotivo. Além disso, a aproximação das festas de fim de ano movimenta as revisões de férias, importantes para viagens seguras com a família. Uma boa oportunidade para promoções atrativas ao cliente final.
Embora o brasileiro seja apaixonado por automóveis, obviamente as autopeças estão longe de ser preferência nacional na hora de presentear alguém – embora muitos ficariam felizes em ganhar algum acessório para embelezar o automóvel. Em 2019, o presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, descobriu isso na prática quando articulou junto aos braços da entidade uma campanha para incentivar os cidadãos a aproveitarem o Natal e/ou a Black Friday para aumentar o consumo de peças e acessórios automotivos. “Na época, nós distribuímos cartazes e coisas do tipo. Eu não sei se a campanha não foi muito bem feita, mas surtiu pouco efeito”, contou a liderança, sem, no entanto, se desanimar para outras iniciativas. “Talvez esteja no momento de a gente pensar em outra ação nesse sentido. Com uma campanha bem feita, planejada, talvez possamos convencer uma parcela da sociedade de que uma peça ou um acessório pode vir a ser um bom presente de Natal ou até de aniversário – saindo da mesmice de sapato, roupa, perfume e outros itens tradicionais”.
A despeito da dificuldade de escalar essa montanha da tradição, porém, Leitão afirma que os varejistas do setor têm, sim, razões para estarem otimistas em relação aos próximos meses. “Geralmente, o último trimestre e o primeiro trimestre do ano são os dois períodos em que o varejo de autopeças fica mais aquecido”, indicou o presidente do Sincopeças Brasil. Segundo ele, isso acontece principalmente porque nessas épocas do ano o brasileiro tende a se planejar para viagens e passeios com a família – visão, aliás, corroborada por dados concretos de instituições como a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). “Nesses momentos, em que as pessoas pensam em viajar, a primeira coisa que elas se preocupam é saber se o veículo vai ter condições de levar e trazer a família em paz e o aftermarket tem que aproveitar essas ocasiões para potencializar seus negócios. É preciso, portanto, investir em campanhas para chamar a atenção dos clientes para a importância dessa manutenção preventiva”, concluiu Ranieri Leitão.
Fonte: Novo Varejo