“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Sinais de desgaste dos discos de freio e cuidados na hora da instalação

Limpeza da superfície de contato no cubo de roda garante eficiência no serviço e evita empeno e vibrações na nova peça

26/11/2025

Parte do sistema de frenagem do veículo, o disco de freio é produzido em metal, geralmente ferro fundido ou aço, e montado ao cubo de roda, sofrendo desgaste com o uso. Revisões periódicas ajudam na avaliação das condições da peça. “Quando há necessidade de troca do disco de freio, é imprescindível limpar a superfície de contato do cubo de roda, pois a região é suscetível à oxidação”, alerta Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica da Fremax. “Se essa limpeza não for realizada, o encaixe do disco no cubo não será perfeito, criando interferência que resulta em vibrações e um falso diagnóstico de empenamento”, completa.

Como ocorre o desgaste – O disco de freio é responsável por reduzir a velocidade e garantir a parada do veículo por meio do atrito com a pastilha. Leite explica que, com o tempo de uso, o disco se desgasta naturalmente devido ao atrito, mas também por fatores ligados às condições de rodagem.
Alguns sinais indicam que é hora de fazer uma inspeção dos discos. “Vibrações ou ruídos ao acionar o freio podem apontar problemas no disco, como área de atrito excessivamente desgastada, empeno ou oxidação”, ressalta. Nesses casos, há necessidade de substituição da peça. Outro ponto importante destacado é a instalação da roda. “Os parafusos ou porcas devem ser apertados de forma alternada e com o torque recomendado pela montadora”, afirma Leite.

Tecnologia que facilita a avaliação – Para facilitar a avaliação do desgaste, a marca desenvolveu uma solução disponível em algumas aplicações chamada Safety Check. A tecnologia permite acompanhar, por meio de uma gravação na peça, o desaparecimento progressivo do marcador conforme o uso, indicando o momento certo para a troca.

Peça vem de fábrica com óleo que protege de corrosão e oxidação – Outra inovação da Fremax é o óleo protetivo Ready to Go, aplicado aos discos e tambores, que evita oxidação e corrosão devido à sua composição especial. O produto não contamina pastilhas ou sapatas, dispensa remoção antes da instalação e ainda facilita a aplicação.

Qualidade e diversidade de itens – Referência na fabricação de discos e tambores de freio, a Fremax possui amplo portfólio de produtos para atender à frota circulante. Foi eleita, pelo nono ano consecutivo, a melhor marca em discos de freio em 2025, segundo pesquisa do Sindirepa-SP.

Para conferir as aplicações de discos e tambores da Fremax, basta acessar o catálogo no link: https://fremax.autoexperts.parts/.

Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio, desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

Informes