A responsabilidade de reduzir a pegada de carbono do automóvel definitivamente não é somente do fabricante. Toda a cadeia produtiva, comercial e de serviços deve estar engajada. Por essa premissa, a 16ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, que acontece no dia 26 de outubro, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo, vai debater o impacto da qualidade de lubrificantes na estratégia de descarbonização veicular e mostrar os caminhos da mobilidade sustentável.
Além da palestra de abertura, a ser proferida por Ana Mandelli, do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, em dois painéis, nove palestras e dois debates vão compor o simpósio. Na parte da manhã, Alexandre Almeida, da Mahle, fala sobre “Células de combustíveis e os lubrificantes para atender à tecnologia”; Andreza Frasson, da Lwart, discorre sobre “A sustentabilidade nos lubrificantes – óleo básico rerrefinado”; Luiz Mascaro, da Infineum, aborda o tema “A sustentabilidade nos lubrificantes – desafios e impactos”; seguido por Fernanda Ribeiro, da Iconic, que discorre sobre “O impacto da qualidade do lubrificante na estratégia de descarbonização” e Edson Fonseca, da Lubrizol, desenvolve o tema “Como os óleos de transmissão e eixo podem auxiliar no caminho para sustentabilidade”.
Esse bloco de palestras, ao seu final, terá sessão de debate, a ser mediada por Roberta Teixeira, diretora de Lubrificantes da AEA.
O painel II, no período da tarde, começa com a palestra “Proconve P8 – Os desafios na visão da montadora”, a ser conduzida por Paulo Jorge Santo Antonio, da Mercedes-Benz; na sequência “Proconve P8 – Os desafios na visão da cadeia de lubrificantes e seu impacto na sustentabilidade”, de Rafael Ribeiro, da Oronite; “Motores à combustão movidos a hidrogênio, veículos pesados”, com Nathaniel Cain, da Afton Chemical, “Proconve P8 – Os desafios na visão do consumidor B2B”, com Thiago Almeida, da Viação Novacap.
A exemplo do painel I, este bloco de apresentações também terá uma sessão de debates, a ser mediada por Simone Hashizume, coordenadora do simpósio.
Melhores papers do SIMEA – Ao final do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, os organizadores do SIMEA 2023 – Seminário Internacional de Engenharia Automotiva, organizado e promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, vão homenagear os melhores trabalhos técnicos.
Credenciamento de imprensa poderá ser feito por meio do link:
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, acesse o site www.aea.org.br.
Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 – textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo – k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih – juliana@textofinal.com