Por Victor Fagarassi
O mercado brasileiro de implementos rodoviários acumulou uma queda de 6,05% nas emissões de licenciamentos entre janeiro e novembro de 2025, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. No período, foram comercializadas 137.319 unidades, contra 146.169 em 2024.
O desempenho reflete um cenário industrial mais amplo de retração. Dados do IBGE mostram que a produção fabril nacional recuou 0,5% em outubro deste ano, frente ao mesmo mês de 2024. O mercado de caminhões, por sua vez, acompanhou a tendência: segundo a Fenabrave, as vendas caíram 8,33% no acumulado de janeiro a novembro.
“A situação exige medidas de incentivo que estimulem as vendas de caminhões e implementos, dado o papel fundamental desses produtos como indicadores da atividade econômica”, defende José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).

Recuo nos Pesados, alta nos Leves
A categoria de Reboques e Semirreboques Pesados sofreu uma contração de 19,82% no período, com 65.580 unidades vendidas — ante 81.786 no mesmo intervalo de 2024. Em contrapartida, o Bau Carga Geral registrou crescimento expressivo de 20,47%, impulsionado pelo forte desempenho do e-commerce e por campanhas sazonais como a Black Friday, que aceleram a rotatividade de estoques nos centros de distribuição.
Já o segmento de Carrocerias sobre chassis Leves manteve performance positiva, com alta de 11,43% nas vendas. De janeiro a novembro de 2025, foram comercializadas 71.739 unidades, contra 64.383 em igual período do ano anterior.

Fonte: Frota &Cia
































