Uma pesquisa realizada pela plataforma digital 123Seguros apontou que a maioria dos brasileiros se preocupa com o visual do veículo. Segundo o estudo, 74% dos brasileiros (7 em cada 10) cuidam muito da aparência de seus carros, enquanto 23% dizem não se atentar tanto à manutenção estética e apenas 3% não fazem ou fazem poucas alterações em seus automóveis.
Ainda de acordo com o levantamento, manter o bem higienizado é um dos hábitos mais populares entre os motoristas por dar aquele “ar de novo”. Muitas pessoas vão além da limpeza, construindo uma verdadeira personalidade ao veículo.
20% dos motoristas personalizam seus carros
O levantamento ainbda apontou que 20% dos brasileiros colocam adesivos, acessórios ou passam vinil em seus carros, enquanto 2 em cada 10 motoristas dão até apelidos aos “amigos de quatro rodas”. Os nomes variam de acordo com a criatividade do proprietário.
Há quem utilize as cores como referência (Marrom, Ice), dê nomes de artistas e personagens do entretenimento (Batmóvel, Alcione), ou até relacione as características do próprio carro (Veloz e Beberrona).
“É muito interessante ver a relação que os motoristas criam com seus automóveis. Assim como a moda é uma forma das pessoas manifestarem suas personalidades, o mesmo acontece com seus carros”, explica Marcelo Biasoli, country manager da 123Seguros no Brasil.
Brasileiro usa carro principalmente por comodidade
O estudo também avaliou os motivos e a frequência do uso dos veículos, e identificou que 47% dos brasileiros utilizam seus automóveis entre um a três dias na semana, 44% fazem o uso dos carros diariamente e apenas 9% têm o veículo apenas para viagens ou passeios de final de semana. Entre os principais motivos para se ter um automóvel, estão a comodidade (67%), trabalho (33%) e viagem (26%).
Fonte: Automotive Business