Segunda maior do mundo? Ford quer produzir 600 mil VEs por ano já em 2023

Se o plano se concretizar, montadora será a segunda maior de elétricos do mundo, atrás apenas da Tesla (Victor Bianchin, AB)
Segunda maior do mundo? Ford quer produzir 600 mil VEs por ano já em 2023
Produção do Ford F-150 Lightning em fábrica do Michigan, nos EUA / Imagem: Divulgação

2021 está mesmo sendo o ano da revolução elétrica da Ford. Em maio, a empresa já havia anunciado um investimento de US$ 30 bilhões na produção de veículos e baterias e, em setembro, a montadora divulgou a construção de quatro novas fábricas. Agora, vem uma nova meta de produção: a Ford quer produzir 600 mil veículos elétricos por ano já em 2023.

O anúncio veio por meio de uma série de tweets do CEO Jim Farley:

“Nossa atual linha de VEs é altamente popular. O #MustangMachE está sendo vendido em três continentes, o #F150Lightning tem mais de 160 mil reservas e o E-Transit vai ser gigante na Europa e na América do Norte. Nosso trabalho agora é suprir a demanda”, disse ele nos tweets.

600 mil VEs por ano é uma meta ambiciosa. Primeiro porque significa dobrar a meta antiga. Segundo porque isso representaria 10% da produção anual total da montadora (e a empresa já declarou que quer que 40% de suas vendas sejam de elétricos até 2030). E terceiro porque esse índice tornaria a Ford a segunda maior fabricante de elétricos do mundo, atrás apenas da Tesla, que acabou de atingir a marca de 1 milhão de carros montados por ano.

Mas é justamente esse o objetivo, segundo Farley. “Nós pretendemos nos tornar o segundo maior produtos de VEs nos próximos dois anos. Então, quando os enormes investimentos que estamos fazendo na produção de VEs e baterias se concretizarem e nós expandirmos nosso portfólio, nossa ambição é que a Ford se torne a maior fabricante de VEs do mundo”, afirmou o CEO.

Atualmente, a Ford colhe os frutos do sucesso do lançamento do F-150 Lightning, que abriu pré-venda em maio e vendeu 20 mil unidades em apenas 12 horas. 

Fonte: Automotive Businness

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO