“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Scania Super 500: série especial para jogar luz sobre o motor de 500 cv

Em pouco mais de 20 dias, mais de 300 unidades foram negociadas em lote limitado a 500

29/05/2025

Por Décio Costa

Edições especiais de caminhões na Scania já se tornaram uma tradição da marca no País. Uma história que começou em 1991 e, de lá para cá, 15 séries diferenciadas foram lançadas. A mais recente, o Scania Super 500, justamente o 15º, traz estratégia comercial. Não só uma iniciativa para reforçar a imagem, mas também para mostrar capacidades.

Desde o lançamento da gama Super, há três anos, revelada como nova geração para atender às normas ambientais do Proconve P8, o motor de 13 litros de 500 cv nunca esteve em evidência, ao menos dentre os dez modelos de caminhões pesados mais vendidos no mercado pelo ranking da Fenabrave. Da linha, o motor de 460 cv é a opção que não deixa de estar na lista todos os meses, junto ao 450 cv, da geração anterior e com a alcunha Plus.

LEIA MAIS

→Gás Verde e Scania aceleram a descarbonização no transporte

→Scania estreia na rota elétrica do transporte rodoviário de carga no País

→Scania se arma para ofensiva em semipesados

A série Scania Super 500, portanto, surge para atrair mais holofotes. “Teve edições que queríamos celebrar algum fato da marca ou um momento importante do mercado, como foi o Heróis da Estrada, durante a pandemia”, conta Lana Piccoli, gerente de Marketing da Scania Operações Comerciais Brasil. “Mas também há a ideia de trazer alguma especificação que ficou meio escondida no portfólio, porque não virou tão comercial no mercado. Daí, queremos mostrar nossas capacidades e atrair o cliente para degustar isso.”

A executiva lembra que ao olhar para as ofertas da casa encontrou uma oportunidade no motor de 500 cv a ser explorada, em especial a vocação para proporcionar maior velocidade média. “O 500 tem caldo para atender segmentos nos quais a rapidez de entrega da carga é fundamental, como também força para se transformar em edição especial limitada.”

A série especial do Super 500 combina capacidade de entregar produtividade, conforto e segurança, mas também a ideia do prazer ao dirigir. Além da força incontestável de motor que gera 2.650 Nm (270,2 kgf.m) de torque entre 900 e 1.320 rpm – o maior do mercado -, a cabine traz um acabamento luxuoso, que privilegia o couro e generoso pacote de itens de conveniência e recursos tecnológicos.

O painel de instrumento é o digital, uma das mais recentes novidades da marca, e traz central multimídia de 12,8 polegadas, a maior tela oferecida pela Scania. Por dentro ainda, comodidades como geladeira, climatizador e bagageiros a mais sobre a cama.

Por fora, tem apelo esportivo. O cavalo-mecânico configurado como 6×2, recebe adesivos que remetem a raios sobre pintura cinza quase fosca. A grade dianteira lembra o acabamento dos V8 e as rodas de aço pretas finalizam o visual.

Para a condução, o motorista também conta com assistentes de direção semiautônomas. Casos de frenagem de emergência e sensores de faixa e pontos cegos.

“Como marca é importante mostrar o que a Scania tem a oferecer, disponível para qualquer outro caminhão, independentemente de ser uma série especial.

Se a Scania vai conseguir colocar mais holofotes sobre o R 500 ainda é uma incógnita. Mas a série especial, ao menos se mostrou bem-sucedida. Da programação, da programação de produção limitada a 500 unidades, 300 já foram negociadas em pouco mais de 20 dias. Os compradores, certamente, não se arrependerão.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação Scania

Informes