“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Scania promete economia de 8% em combustível com nova linha de motores Euro 6

07/10/2022

Novos motores devem equipar todos os caminhões da Scania até 2025

A Scania apresentou ao mercado brasileiro a nova linha de motores Euro 6 que devem equipar todos seus caminhões até 2025. A família de propulsores de 13 litros batizada como Super é a aposta da fabricante sueca na corrida para cumprir metas de redução das emissões impostas pela nova etapa do Proconve P7, que entra em vigor para todos os veículos vendidos em 2023.

A montadora promete uma economia de até 8% no consumo de combustível dos caminhões equipados com os novos motores, refletindo na redução da emissão de poluentes.

Segundo a Scania, para a produção dos propulsores, foram investidos aproximadamente R$ 1 bilhão em reformulações na sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O valor é parte do ciclo que a empresa tem em curso no país até 2024.

“Estamos desembarcando no Brasil um trem de força incomparável no quesito eficiência, disponibilidade e produtividade. Motores, caixa de câmbio, sistema pós-tratamento, arquitetura modular do chassis e eixos, tudo novo para garantir maior performance e rentabilidade”, afirmou Paulo Moraes, vice-presidente de vendas e marketing da operação industrial da Scania na América Latina.

Motor da linha Euro 6 da Scania

Menos troca de marchas e redução no consumo de combustível

A nova linha de caminhões Super é um dos destaques do lançamento dos motores Euro 6 da Scania no Brasil. Os modelos 420, 460, 500 e 560 sairão de fábrica equipados com os propulsores, que começam com 900 rpm, o que possibilita menos trocas de marcha e redução no consumo de combustível, aponta a fabricante.

A Scania explica que a redução do uso de combustível é possível graças ao FOU equipado no tanque dos novos caminhões, que otimiza o consumo diminuindo o nível de diesel “morto” armazenado. Como resultado, o veículo tem um melhor aproveitamento do combustível, ou seja, precisa de menos reabastecimento de diesel para rodar.

Novos preços em negociação

A expectativa da marca é que o modelo 560 se torne o best seller da categoria. “O torque do 560 é o maior torque do mercado de motores de 13 litros. Uma das vantagens é que ele possibilita a ultrapassagem com mais segurança, já que eleva a potência do motor”, destacou Ivanovik Marx, gerente de projetos da Scania.

De acordo com os executivos da montadora sueca, os preços dos novos caminhões ainda estão sendo negociados para o início da comercialização em 2023.

Diminuição de paradas para manutenção em até 50%

A Scania também adiantou que os novos motores foram projetados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com isso, o objetivo é reduzir significadamente a necessidade de paradas do motorista para manutenção  em até 50% na comparação com a geração atual. 

“Queremos que as paradas sejam em menor quantidade e realizadas de forma programada com menor impacto no dia a dia da operação. A ida até a oficina da Casa Scania passará a ocorrer no momento correto, e o cliente terá uma equipe preparada para devolver o caminhão o mais rápido possível para o trabalho. Isso é importante para garantir um aumento da disponibilidade e, por consequência, mais rentabilidade”, pontuou Marcelo Montanha, diretor de serviços da Scania no Brasil.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?