“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Scania participa da Fenatran com linha completa de veículos

13/10/2022

Scania apresenta gama Super com trem de força mais eficiente de sua história

Já premiada na Europa, onde foi lançada no final de 2021, permite até 8% de economia de combustível e tornará as cabines da Nova Geração ainda mais rentáveis

A Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, anuncia um dos lançamentos mais esperados do ano. Apresentados no final de 2021 na Europa, a gama Super começará a ser vendida no Brasil a partir da Fenatran 2022 — 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP). As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023. Portanto, a nova gama chegará ao país pouco mais de um ano depois de lançada na Europa, onde é um sucesso absoluto. O Scania Super é a mais recente aposta da fabricante sueca para alcançar metas de descarbonização baseadas na ciência e integra o aporte de 2 bilhões de Euros na Europa e cerca de R$ 1 bilhão nas instalações da fábrica de São Bernardo do Campo/SP.

A partir de 1.º de janeiro de 2023 as fabricantes de veículos comerciais precisam se adequar aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6.

Para atender ao P8, a Scania definiu duas estratégias. Ter uma nova linha de motores P8/Euro 6 que atendem todos os segmentos de atuação com economia de diesel de 2% sobre a geração atual. E criar uma nova gama dentro da categoria dos pesados, a Super, para elevar ainda mais o patamar de resultados dos clientes que atuam nas faixas de potência mais vendidas do mercado.

“Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna — proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super. Nossa visão holística do setor está sendo elevada a um novo patamar e ficará ainda mais completa com futuras outras novidades.”

Para atender aos requisitos do Proconve P8, a Scania não precisou lançar uma nova cabine, pois a Nova Geração de caminhões foi lançada no Brasil em 2018, com início de entregas a partir de fevereiro de 2019. Vale lembrar que desde a chegada da Nova Geração de caminhões, a Scania vem numa jornada muito forte de eficiência energética e evolução com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior — a famosa Séries P, G e R –, e fortalecida pelo lançamento do Acelerador Inteligente e do Acticruise. E, agora ainda mais eficiente com os 8% superior à gama Euro 5.

“As nossas cabines P, G, R e S estão atualizadas e atendendo os clientes de forma perfeita. O que estamos mudando é no coração da cabine, onde tudo começa para mover o caminhão pelas estradas, o motor. E, no caso da gama Super com o novíssimo trem de força, formado por motor, câmbio, eixo cardan e diferencial”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil.

“Ou seja, tanto a nova linha de motores Euro 6, que será chamada de otimizada, quanto o Super serão usados nas cabines atuais e vão formar os conjuntos mais eficientes e rentáveis que a Scania já ofereceu no país”, salienta Nucci.

“Convidamos os clientes para seguirmos nesta jornada a partir da Fenatran junto com a nossa rede de concessionárias, que estará preparada para apoiá-los”, diz Nucci.

A identificação da marca Super na cabine estará nas laterais das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome Scania, em um destaque elegante com uma grafia moderna e imponente. O cliente ainda poderá adicionar um adesivo, opcional, no topo da cabine entre os faróis superiores.

A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. “Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Os torques variam entre 2.300 e 2.800Nm”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150Nm em relação à geração atual e de 100Nm na versão de 560cv. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 2.800Nm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

Um comparativo feito pela engenharia da fabricante entre os torques do atual pesado de 13 litros Euro 5 mais potente da Scania, o R 540 (2.700Nm), com o R 560 Super, mostra a evolução contundente na categoria. O R 560 Super passa a proporcionar uma faixa plana de torque maior numa rotação mais baixa, o que vai elevar ainda mais a economia de combustível.

O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. ​A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

“Além disso, o motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento”, diz Marx. “Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração atual de motores Euro 5 da marca.”

Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. “Passamos de 87% para 97% de diesel utilizável em nossos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido a depender do que for priorizado em sua aplicação”, pontua Marx.

No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8. Esse filtro quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6 aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.

Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com isso, passarão a utilizar lubrificantes de última geração com tecnologia de redução de atrito, que, aliados a tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente a necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.

A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G 33.

Ainda falando na configuração do veículo, os modelos rígidos (ou chassi plataforma) ganham também várias novas posições de montagem dos tanques, de combustível e de Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi (mais próximo do eixo traseiro) e proporcionando maior carga útil. “Dependendo do tipo de operação, da distância entre eixos e da quantidade de tanques, poderia haver até uma capacidade de 1 tonelada a mais de carga útil, por exemplo”, calcula Marx.

Novidades no interior da cabine: mais sofisticado e ergonômico da categoria

O conforto das cabines da Nova Geração de caminhões Scania, rodando pelas estradas brasileiras desde 2019, é reconhecido como superior entre os concorrentes. Da mesma forma que nos caminhões da nova linha P8/Euro 6, a gama Super também estreará as novidades do interior da boleia. A nova cor do interior passa a ser preta e em um tom mais suave.

Além disso, as cabines Scania, também na configuração Super, passam a contar com mais um recurso nos itens opcionais com foco em conforto e segurança na direção: quebra-sol interno elétrico. Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico.

“Dessa forma, o motorista não vai precisar esticar o braço ou se levantar para dobrar o quebra-sol, igual faria no modo manual. Com apenas um clique no botão, a viseira se move para cima ou para baixo automaticamente, sem que o motorista precise segurá-la. O ajuste de comprimento será feito com mais comodidade”, conta Marx. “Ainda diminuímos o espaço entre a viseira e as colunas laterais. Assim sendo, a incidência dos raios solares nos olhos do motorista para atrapalhar a visão na condução será muito menor.

Scania Super – um pouco de história

A matriz da Scania na Suécia escolheu batizar a nova gama global de trem de força numa homenagem ao Brasil. Exatamente, o Scania Super nasceu aqui em 1970.

Numa manhã de sábado, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), um caminhão Scania, naquele momento o mais potente do Brasil, estava sendo fotografado pelo Departamento de Propaganda. Em meio ao trabalho, apareceu um curioso e, humildemente, lançou a pergunta: “É turbinado?”. Nascia, após dois anos de testes, o caminhão “jacaré” Scania Super L76, com 42% mais torque e 41% mais potência que os modelos anteriores. Não demorou para surgir a peça publicitária: “O caminhão mais potente do Brasil não é mais o Scania. É o Scania Super”.

Com ele, a Scania aumentou a produção e as vendas das unidades de motor superalimentado. Ele era equipado com motor DS 11 R 01A de 275cv e torque de 108Nm. Em 1971, o L76 foi substituído pelo L110. Em 1972, o Brasil pronuncia duas palavras de ordem: “integração” e “exportação”. Não muito longe da fábrica da Scania, uma rodovia começa a ganhar formas, a dos Imigrantes, “um novo caminho para o mar”. O principal produto da Scania, o Scania Super, passa a ser chamado de “o Caminhão da Integração Nacional”. O novo Scania Super foi produzido nas versões L, LS e LT e distância entre eixos de 4m20. A nova distância entre eixos
permitiu o desenvolvimento de uma cabine com leito, um lançamento que era esperado há tempos pelos motoristas de Scania. Ficou no mercado até 1976 quando chegou o L 111, o último “jacaré” produzido.

Scania apresenta nova linha de caminhões P8/Euro 6

Lançamento reforça o propósito da marca em elevar o mercado a um novo patamar de ecossistema sustentável
Ofertar o máximo de eficiência energética, rentabilidade, disponibilidade e segurança para os clientes são as principais premissas da marca
Fabricante também anuncia a chegada da gama Super, apenas pouco mais de um ano da Europa, com o trem de força mais eficiente de sua história

A Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, anuncia os lançamentos que farão parte de sua linha 2023 de caminhões. Para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8, a Scania terá duas novas famílias de motores. Uma chamada de otimizada de propulsores P8, e a gama Super, com novo e exclusivo trem de força. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018. Essas novidades serão apresentadas pela primeira vez ao público na Fenatran 2022 — 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP).

“Vamos oferecer as melhores plataformas de motores do mercado. Serão caminhões capazes de revolucionar a eficácia da operação baseados em três pilares. A gestão inteligente e rentável — com eficiência energética e redução das emissões de CO2 –, a disponibilidade máxima do produto rodando o maior tempo possível e a confiança e qualidade dos nossos serviços. Essa nova fase da Scania está sendo trilhada em parceria com nossa competente rede de concessionárias e as equipes dos Serviços Financeiros, do Banco, Consórcio e Seguradora, para que o cliente receba em sua frota as melhores soluções do mercado”, afirma Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Os lançamentos foram desenvolvidos baseados na tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. Norma que entrará em vigor em 1.º de janeiro de 2023.

“Trabalhamos intensamente neste ano para chegar na Fenatran e fazer os olhos dos nossos clientes brilharem vendo nossas novidades”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil. “As tecnologias da nova linha P8/Euro 6 e da gama Super vão, sem dúvida, surpreender os clientes positivamente. Vamos avançar em fronteiras mais profundas para melhorar a gestão da operação com produtos, soluções e especificações técnicas ainda mais personalizadas para atender o máximo possível de aplicações de transporte de cargas.”

A linha 2023 de caminhões da Scania do ponto de vista da eficiência energética vai proporcionar por meio dos motores Euro 6 (até 2% de economia de diesel) e da gama Super (até 8% de redução de consumo e novo trem de força), estreia de potências, duas novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33) e redução de emissões de material particulado, óxidos de nitrogênio (NOx) e CO2. Já na garantia da disponibilidade estão as melhorias nos produtos com o aumento dos intervalos de troca e de manutenção, os Serviços Conectados Scania, o Scania FIT, o treinamento de motoristas e o apoio total da rede de concessionárias Scania, cada vez mais digitalizada e qualificada. Além disso, para fechar este ciclo virtuoso, ingredientes essenciais de sustentabilidade e segurança no reforço da economia de combustível, do novo sistema ADAS 2.0, com o novo sistema de freio de cabeçote CRB de maior potência de frenagem (+ Scania Retarder) e estreando o eixo traseiro RB885 6×4 agora tendo o cardan no formato reto, ainda mais robusto e confiável.

A nova linha de caminhões Proconve P8/Euro 6 foi desenvolvida a partir da otimização dos motores de 7, 9, 13 e 16 litros, que passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, menor perda por fricção, coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e maiores taxas de compressão. Os motores estarão disponíveis na combustão a diesel e a gás (natural, liquefeito e/ou biometano).

“Estamos trazendo ao Brasil as recentes gerações de motores da Europa. A gama Super, a exemplo, foi lançada globalmente em novembro de 2021. Portanto, chegará aqui pouco mais de um ano depois, a partir de fevereiro de 2023. Queremos colocar o quanto antes nas mãos do cliente as melhores tecnologias, desde que viáveis para o nosso mercado, adaptadas às necessidades de cada segmento”, diz Gallao.

Mais eficiência energética

Os motores Scania Proconve P8/Euro 6 propiciam o aumento da eficiência energética em relação à geração atual, P7/Euro 5, o que na prática traz melhores resultados aos negócios dos clientes. “Chegamos a um desempenho superior com a implementação do sistema XPI, que nos permite ter melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor. Dessa forma, garantimos menor emissão de poluentes e de ruídos”, reforça Gallao.

O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente ARLA 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender a lei Proconve P8. Esse filtro, por sua vez, quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6 aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.

Mantendo a posição de líder de mercado quando o assunto é torque e potência da categoria, as plataformas otimizadas apresentam opções entre 250 e 770 cavalos, sendo que os modelos de 450 e 500cv passam a ficar disponíveis apenas para o segmento da mineração. Os motores V8 foram atualizados para as mesmas potências usadas na Europa. Dessa forma, ganham as duas novas opções de 660 e 770 cavalos – as maiores do mercado. Já em relação ao torque, os motores desenvolvem 3.300Nm (660) e o inigualável 3.700 Nm (770cv). Os modelos serão vocacionados para o transporte de cana-de-açúcar (91 toneladas), rodoviário (74 toneladas), mineração (versão 10×4 no 660cv) e no segmento de cargas indivisíveis. Os propulsores também estão 2% mais econômicos do que a geração Euro 5. “No ‘cartão de visitas’ do R 770 V8 está escrito “eu sou o caminhão mais potente do mundo no segmento rodoviário” e agora estará disponível no Brasil fazendo história”, comenta Marcelo Gallao.

Troca de marchas mais rápidas e freios potentes

A nova linha de caminhões Scania P8/Euro 6 é ofertada com as caixas de câmbio nos modelos G25CM e G33CM, que garantem trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, melhor lubrificação e menores atritos internos. O modelo G25CM é 75kg mais leve do que a atual GRS905 e será indicada para veículos de torque de entrada de 2.500Nm e potência de até 460cv. Do outro lado, a G33CM foi desenvolvida para veículos com torque de entrada de 3.300Nm e potência a partir de 500cv. Ela pesa 60kg a menos do que a atual GRS905. A redução dos pesos das duas caixas vai permitir um ganho em carga transportada.

As novas transmissões também ganham maior disponibilidade com os novos sensores de nível e temperatura do óleo, proporcionando ao cliente maior controle da operação e previsibilidade em relação aos componentes. Já o filtro de óleo por sua vez passa a ter maior vida útil e mais desempenho a partir do novo lubrificante Scania-MTF.

Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Dessa maneira, passarão a utilizar lubrificantes de última geração de tecnologia de redução de atrito, que, aliados a tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente a necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.

Além disso, o Scania Opticruise, a primeira caixa automatizada lançada no Brasil (2001), foi totalmente redesenhada e ganhou uma atualização do software. A consequência: elevou em 1% sua economia de combustível, num benefício imediato na operação. A nova inteligência artificial do câmbio promove uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia. “Essa nova geração espaça os intervalos de manutenção, teve a capacidade de arranque melhorada e garante superior rapidez na troca. Tudo para que os motoristas desfrutem dos melhores recursos na viagem”, diz Gallao.

Outro ponto de destaque das novas caixas é o freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. Será oferecido de série para todas as versões da linha P8. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

Por falar no Scania Retarder, ele ganha uma nova versão para atender as plataformas P8/Euro 6. O sistema de freio integrado estará disponível tanto para a caixa G25CM quanto para a G33CM, agora num toque máximo de frenagem de 4.700Nm e potência máxima de 500kW. O Retarder mantém sua característica de desengate do trem de força, ou seja, não consome combustível enquanto o veículo roda sem acionamento. Sua utilização deverá levar em consideração a aplicação, com base nos fatores operacionais de peso bruto, topografia e velocidade de cruzeiro.

Também entre as novidades estão também o eixo traseiro RB885+R885, que estará disponível nos modelos 6×4 para transferir cargas de até 90 toneladas, oferecendo maior disponibilidade e capacidade de tração.

Mais conforto na cabine

O conforto das cabines da Nova Geração de caminhões Scania, rodando pelas estradas brasileiras desde 2019, é reconhecido como superior entre os concorrentes. Os caminhões da nova linha P8/Euro 6 estreará as novidades do interior da boleia. A nova cor da parte interna passa a ser preta e em um tom mais suave.

Além disso, as cabines Scania passam a ter mais um recurso nos itens opcionais com foco em conforto e segurança na direção: quebra-sol interno elétrico. Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico. Dessa forma, o motorista não vai precisar esticar o braço ou se levantar para dobrar o quebra-sol, igual faria no modo manual. Foi diminuído o espaço entre a viseira e as colunas laterais. Assim sendo, a incidência dos raios solares nos olhos do motorista para atrapalhar a visão na condução será muito menor.

Sistema de segurança aprimorado

Avançando na segurança ativa dos motoristas, a Scania introduz na linha Euro 6, da mesma forma que fez para os ônibus, a evolução do sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista), que foi lançado de forma pioneira pela Scania, em 2016, como parte do pacote de segurança opcional da fabricante. O objetivo é oferecer assistência ao motorista, melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

Ofertado em sua segunda geração, o novo ADAS ganhou dois sistemas. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos caminhões. A forma de chamar a atenção é feita por três ações. A primeira é uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). A segunda é um aviso por indicação de luz âmbar piscando e vibração do assento do motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da estrada). Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção à pessoa vulnerável da estrada).

Além disso, equipados de ADAS 2.0 os caminhões contarão ainda com direção elétrica ativa, que permite a correção automática da direção pelo veículo, e controle de velocidade cruzeiro com predição ativa, ativado caso o veículo não fique parado a 0km/h por mais de três segundos, voltando a acompanhar o veículo da frente em um sistema“stop and go”. “O sistema ADAS representa o que temos de melhor no quesito de segurança ao motorista, além de exigir menos reparos e ofertar mais disponibilidade”, pontua Marcelo Gallao.

Exemplos de soluções Scania Euro 6 para alguns segmentos

A nova linha de motores P8 da Scania permite inúmeras combinações pelo sistema TMA (Tailor Made for Aplication). Dentre as opções de configurações de rodas 6×2 e 6×4 vão se destacar os seguintes modelos para atender às utilizações no transporte de grãos, combustíveis e cargas frigorificadas.

R 460 com transmissão G25CM e eixo R885, 13 litros

No caso das cargas gerais e frigorificadas, a caixa G25 é a mais recomendada para uma operação em que há maior dirigibilidade e eficiência com menor peso. Combinada ao novo eixo R885, permite mais velocidade em baixa rotação. Dessa forma, é possível ter uma operação altamente eficiente e economizando diesel.

R 500 com transmissão G33CM e eixo R885, 13 litros

São indicados para o transporte de grãos e combustíveis. Os modelos possibilitam aos clientes excelentes resultados operacionais pela robustez do conjunto e baixo consumo de diesel. A caixa G33 permite um ganho de dirigibilidade e eficiência em menor peso, já o novo eixo garante velocidade em baixa rotação. Para o transporte de grãos é recomendado também o sistema de frenagem CRB de 300KW.

R 560 com transmissão G33CM e eixo R885, 13 litros

Quando usados para o transporte de grãos e combustíveis, a caixa G33 oferece maior dirigibilidade e eficiência com menor peso. Já o eixo RB885 é recomendado na relação 3,07, garantindo velocidade em baixa rotação. Em relação ao sistema de frenagem, pode-se optar pelo freio de cabeçote CRB com Scania Retarder opcional.

Scania Super — o trem de força mais eficiente da história da marca

A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. Os torques variam entre 2.300 e 2.800Nm. Já as potências serão quatro (420, 460, 500 e 560cv).

O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do diesel.

Ainda falando na configuração do veículo, os modelos rígidos (ou chassi plataforma) ganham também várias novas posições de montagem dos tanques, de combustível e de Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi (mais próximo do eixo traseiro) e proporcionando maior carga útil.

Novo trem de força da Scania chega ao Brasil e fabricante sueca impulsiona transição energética

Introdução da nova linha de motores de caminhão movida a biocombustíveis e diesel é a mais recente aposta para alcançar metas de descarbonização baseadas na ciência; Fábrica de motores foi ampliada em 72% e colaboradores passaram por 7.000 horas de treinamento para receber a nova plataforma

O ‘Super’, como foi batizado o novo trem de força lançado pela Scania na Europa em novembro de 2021, já é reconhecido como o mais eficiente e econômico da categoria. Depois de conquistar o cobiçado Prêmio Green Truck, em maio deste ano, na Alemanha, a nova linha de motores chega ao Brasil para ser comercializado. “Essa nova plataforma está sendo introduzida em um momento de grande expectativa do setor automotivo, principalmente depois de atravessarmos um cenário global desafiador ocasionado pela pandemia, que impactou toda a sociedade e as indústrias em geral e exigiu de todos uma dose extra de resiliência para conseguir finalizar o projeto dentro do prazo”, destaca Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America. “Não tenho dúvidas de que esse movimento é um importante salto na transição energética. A eficiência que o Super aporta é refletida diretamente em emissões. Oito por cento (8%) em redução de combustível é significativo para um setor que todo 1% faz diferença”, pontua o executivo.

O Scania Super é a mais recente aposta da fabricante sueca para alcançar metas de descarbonização baseadas na ciência e integra o aporte de 2 bilhões de Euros na Europa e cerca de R$ 1 bilhão nas instalações da fábrica de São Bernardo do Campo/SP. “Estivemos com o Scania Super em exposição no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hannover, e é com muito orgulho que o trazemos para cá, justo no ano em que celebramos 65 anos de trajetória no Brasil. O investimento em tecnologia e inovação, na ampliação de nossa fábrica e no treinamento de nosso pessoal para receber a nova plataforma é recompensador. É um importante passo em nossa jornada de sustentabilidade, com metas claras e ambiciosas endossadas pela ciência”, diz o executivo.

Desde 2016, pós-Acordo de Paris, a empresa tem se conectado intensivamente aos compromissos climáticos. Em 2020, a Scania teve suas metas aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi): reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais do grupo com foco nos Escopos 1 e 2; e reduzir em 20% as emissões de carbono com foco no Escopo 3.

“Estamos desembarcando no Brasil um trem de força incomparável no quesito eficiência, disponibilidade e produtividade. Motores, caixa de câmbio, sistema pós-tratamento, arquitetura modular do chassis e eixos, tudo novo para garantir maior performance e rentabilidade”, ressalta Paulo Moraes, vice-presidente de Sales & Marketing da Operação Industrial da Scania Latin America. “Esse é um passo extremamente significativo para o transporte sustentável, onde a melhor gota de combustível é aquela que não queimamos”, diz o executivo.

Fábrica de motores de cara nova

A fábrica de motores da Scania foi a primeira a ser inaugurada pela montadora no Brasil e em São Bernardo do Campo/SP, em 1962, e agora está 72% maior para abarcar a nova linha de motores SUPER, passando a ocupar um espaço de 43 mil metros quadrados (ante 25 mil m²). No total, foram mais de quatro anos para a empresa se preparar para o lançamento do produto. Entre os aperfeiçoamentos que integram a ampliação da fábrica estão as medidas que tornaram o prédio mais sustentável — pensado para ser Green Building — como captação de água de chuva, preparação para receber placas de energia solar, pé direito mais alto que favorece na redução de ruído e condição térmica para os colaboradores durante o trabalho, entre outros.

No que se refere à usinagem, alguns mecanismos adotados tornam a operação mais sustentável, limpa e com maior valor agregado. A remoção de material residual de peças compradas, que passam a ter seus resíduos compactados — tornando-o mais puro e em volumes menores — faz com que a quantidade de caminhões para a retirada do material da área de usinagem seja menor; e a quantidade mínima de lubrificação usada no processo de usinagem reduz o consumo de água e de elementos químicos. Soma-se a isso a aquisição de equipamentos de usinagem e montagem com boa eficiência energética (diminuindo o consumo de energia) e operação de empilhadeiras articuladas na área da Logística, (utilizando corredores menores, permitindo alocação de quantidades maiores de material no mesmo espaço).

Uma das inovações tecnológicas da ‘nova’ fábrica é o Laboratório de Cleanliness, o mais avançado da América Latina, por ter um microscópio eletrônico de escaneamento que verifica os componentes encontrados na auditoria de limpeza. Um de seus fortes requisitos é ser um laboratório de auditoria capaz de identificar as impurezas, medir, pesar e saber de onde elas vêm. Uma curiosidade também são as novas máquinas de lavar final da área do bloco e cabeçote: elas possuem 18 metros de comprimento e 14 estações de trabalho. Além da etapa de limpeza de componentes, outros processos também foram revisados (novas linhas de usinagem do bloco, cabeçote e linha de montagem e adaptações nas áreas do virabrequim, comando, camisa e teste de motores) e o nível de automação foi aperfeiçoado.

Outra inovação é a introdução do transporte de peças através dos AMRs, (Autonomous Mobile Robots); são veículos guiados automatizados (AGVs) de última geração, que reconhecem o trajeto a ser percorrido para entrega de componentes e definem a melhor rota.

Para tudo isso funcionar em perfeita harmonia, uma série de treinamentos foi realizada nos últimos anos, totalizando sete mil horas de treinamentos. Todos os mais de 700 colaboradores foram envolvidos nas atividades e se engajaram fortemente para o sucesso da ampliação da fábrica de motores. Mas além do envolvimento do time de motores, muitas pessoas de áreas não envolvidas diretamente no projeto têm trabalhado intensamente e colaborado com ele, como a fábrica de Cabinas, Segurança Patrimonial e Engenharia, Jurídico e Pessoas e Cultura (RH).

“Quatro anos é um tempo justo para fazer uma introdução desse tamanho, mas a pandemia demandou um engajamento muito maior do time, além do envolvimento e colaboração de todas as áreas da empresa, especialmente no desafio da introdução: Pesquisa e Desenvolvimento, Compras, Project Office, Manutenção, Logística, Vendas e Marketing, Comunicações, Fábricas de Chassis & Transmissão. Isso foi fundamental para chegarmos no estágio que estamos. Se tivesse uma palavra para designar eu diria que é superação. Em termos de produto, o que a gente conseguiu fazer com o motor, quando você vê os índices de redução de combustível, é algo que nos enche de orgulho. E quando falamos em processos, um desafio que demandou diferentes formas de trabalhar com fornecedores, com nossa matriz e entre nós aqui na SLA”, conta Suzana Martin, gerente executiva da fábrica de motores.

Scania 500 R 4×2 Highline general cargo transport

Lançamentos e estabilidade da cadeia de fornecedores pavimentarão recuperação da Scania no mercado

Fabricante sueca amplia portfólio de semipesados e mantém aposta forte nos modelos a gás; variedade de soluções permitirá atender ainda mais nichos

A Scania vai retomar sua participação de mercado na categoria de caminhões pesados a partir de 2023. Para isso, dentre os fatores essencias estão os lançamentos de produtos (nova linha Proconve P8/Euro 6 e gama Super), de soluções de serviços e a estabilidade global da cadeia de fornecedores. Durante a pandemia, a marca sofreu os impactos mais agudos da crise da falta de componentes, especialmente de semicondutores, o que limitou a fabricação de veículos. Atualmente, a fábrica está operando com 100% da capacidade produtiva e há chance de obter um volume extra de caminhões até o fim deste ano. Além disso, a empresa está ampliando o portfólio de veículos semipesados para atender as necessidades dos clientes que estão se tornando tendência, e também atualizou o leque de opções para operações fora de estrada.

“Estamos otimistas para este momento de estabilidade da produção e retomada do mercado. A Nova Geração de caminhões, lançada em 2018, e suas cabines mais tecnológicas e eficientes da história da Scania, somada aos investimentos feitos na nova linha de motores P8/Euro 6 e gama Super, para ampliar e fortalecer todos os nossos segmentos de atuação, formam um conjunto fundamental para que a empresa volte a ser líder de mercado nos próximos anos”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil. “Seguimos realizando esforços para a profissionalização da gestão do mercado, que anseia por recursos e serviços que reduzam os desperdícios e propiciem o retorno do investimento calculado pelo custo total de propriedade aumentando a rentabilidade e a disponibilidade da frota. Com as novidades da linha 2023 e apoio dos nossos Serviços Financeiros (Banco, Consório e Seguradora), a Scania vai oferecer um custo total de operação imbatível. Tudo isso vai resultar em um valor de revenda ainda mais alto dos veículos Scania.”

Todos os modelos chegarão ao mercado brasileiro já adequados para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. Norma que entrará em vigor em 1.º de janeiro de 2023.

Os novos motores Scania Proconve P8/Euro 6 desenvolvem os mais altos torques do mercado e propiciam aumento da eficiência energética em relação à geração atual, P7/Euro 5, o que na prática traz melhores resultados aos negócios dos clientes. Haverá uma economia de 2% no consumo de combustível. Já na gama Super a redução de consumo poderá chegar a até 8% em comparação com a linha Euro 5.

Portfólio de semipesados ganha reforço

Dentro do contexto da nova linha de motores Euro 6, a Scania acrescenta novos produtos para aumentar o sortimento de aplicações. “Acreditamos que ainda há muitas oportunidades de soluções e nichos para a categoria de semipesados, que é tão importante para o transporte de cargas no Brasil”, diz Nucci. Na linha P8/Euro 6 os destaques serão o P 280 6×2 o P 320 8×2, que terão até 2% de economia de combustível sobre a atual a linha Euro 5. O já consagrado P 360 8×2, que embora seja classificado como pesado, também fortalece o portfólio de veículos sobre chassis e continua sendo mais uma opção.

“Queremos reforçar nossa atuação nos segmentos de médias distâncias nas aplicações de carga geral, sider, baú e combustível. Nossa gama oferece maior velocidade média, durabilidade, robustez, conforto, ergonomia e segurança, além de melhor eficiência energética (superior economia de diesel), do mercado.”

Por outro lado, a Scania passa a dar os primeiros passos rumo a uma futura gama estendida de modelos semipesados movidos a gás. “Acreditamos que os modelos a gás serão importantes na interiorização do transporte em regiões como o Mato Grosso, por exemplo. Naquele estado está o preço mais competitivo do país para esse tipo de combustível, porém o uso está muito concentrado na capital”, conta Nucci. “Nosso objetivo é multiplicar a adesão aos veículos a gás, especialmente nos grandes centros de distribuição de cargas no Brasil, contribuindo para a jornada mais sustentável da operação por meio do uso do biometano.”

Mercado rodoviário seguirá líder de vendas da indústria

Tradicionalmente reconhecida por ser quem oferece as soluções completas que proporcionam o menor custo total da operação, a Scania seguirá ainda mais protagonista no segmento de longas distâncias. A nova linha de motores Euro 6 e a gama Super aliadas a todas as vantagens das cabines da Nova Geração de caminhões e serviços vão elevar a marca a um novo patamar de como o cliente vai mensurar resultados.

Desde a chegada das cabines da Nova Geração de caminhões, em 2018, a Scania implantou o sistema TMA, que permite inúmeras configurações de caminhões e suas soluções personalizadas nos detalhes para cada segmento. Mesmo diante desta amplitude de opções, alguns modelos se destacarão no mercado pavimentando o caminho para os objetivos de vendas no Brasil e satisfação dos compradores.

Na faixa de entrada dos pesados, o estreante P 370 4×2, de 370 cavalos de potência e motor 13 litros, reúne características completas para clientes que precisam de levar carga leves de até 41,5 toneladas, em médias e longas distâncias, com carretas de dois ou três eixos na transferência de cargas em geral, contêiner, cegonha e combustível. Suas vantagens são o propulsor de alto torque em baixas rotações, baixo consumo, maior velocidade média e conforto, ergonomia e segurança.

Na gama Super, devem brilhar os caminhões R 460 6×2, R 500 6×2 e R 560 6×4. O R 460 6×2 herdará o peso de representar a evolução dos campeões de vendas da marca, o histórico e maior de todos até hoje R 440, e R 450, de motores Euro 5. Na faixa de 500cv, a Scania manterá a mesma potência, porém o motor estará 8% mais econômico por ele passar a ser equipado pelo trem de força Super. Ambos vão seguir a trilha de sucesso como melhores em valor de revenda e custo-benefício em termos de eficiência energética. Serão vocacionados ao transporte de cargas de até 58 toneladas, em longas distâncias, com carretas de três, quatro e sete eixos (bitrem) para cargas em geral, frigorificadas, basculante, combustível e grãos. Seus diferenciais são o menor consumo da categoria, alto torque em baixas rotações, novo freio de cabeçote (CRB) com maior potência de frenagem e maior valor de revenda.

Um segmento de mercado muito importante para a Scania é de composições 6×4 em carretas nove eixos (bitrenzão e rodotrem) para até 74 toneladas. O cavalo mecânico indicado passa a ser o R 560 6×4, que substitui o R 540, que vem se destacando no Agro desde seu lançamento na chegada da Nova Geração de caminhões, em 2018. Tradicionalmente, cerca de 44% do volume de caminhões vendidos pela Scania no Brasil vai para a cadeia do agronegócio. Por isso, o R 560 6×4 será fundamental na estratégia da empresa. Além do ganho de 20cv de potência, a Scania também agrega mais robustez por meio do novo eixo traseiro RB885, com a estreia do cardan em formato reto, de maior capacidade de carga e tração. O R 560 6×4 é ideal para levar cargas em geral, grãos, basculante e combustível por longas distâncias. As vantagens são o motor 8% mais econômico do que o atual pela incorporação do trem de força Super, alto torque em baixas rotações, potência elevada, novo freio de cabeçote (CRB) de maior potência de frenagem e muito mais produtividade e disponibilidade num maior valor de revenda.

Caminhões a gás e/ou biometano: ‘Aqui e Agora’ para a realidade brasileira

A Scania segue firme em seu propósito de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Na visão da empresa, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve ter a solução a gás como intermediária, da mesma forma que tem sido na Europa. No Brasil, a Scania é pioneiria na introdução de caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano e já vendeu mais de 600 modelos, desde 2019. A projeção para 2023 é comercializar entre 600 e 1.000 unidades.

“Para colaborar na expansão dos postos de combustíveis que passem a comportar caminhões para serem abastecidos com GNC e no crescimento da produção de biometano, o que na prática significa aumentar a cobertura dos chamados “corredores azuis”, estamos formando cada vez mais parcerias com grandes produtores e distribuidores de gás, além de grandes embarcadores e transportadores. O intuito nos próximos anos gerar um impacto ainda mais positivo para a transição do mercado para um transporte mais sustentável. A ideia é que possamos trilhar um caminho de sucesso a partir de todo o conhecimento que temos consolidado a partir da nossa base de mais de 600 unidades ativas”, conta Nucci.

Os motores já são Euro 6 desde a chegada ao país junto da Nova Geração, em 2018. Suas potências não mudaram. As apostas continuam sobretudo na potência de 410cv e também na opção de 340cv. O R 410 6×2 e o P 340 4×2 podem transferir cargas de até 58 toneladas em médias e longas distâncias em conjuntos de três ou quatro eixos.

Os pioneiros Scania movidos a gás têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos, não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.

Segmento fora de estrada ganha ainda mais relevância

É um sucesso e líder de mercado a linha XT da Nova Geração de caminhões, lançada em 2018, de veículos vocacionados ao trabalho fora de estrada. A partir de janeiro de 2023, da mesma forma que em todos os outros modelos da marca, chegará a hora de receber os motores P8/Euro 6 e a ampla gama de soluções para atender ao maior número de aplicações possíveis com o tradicional portfólio para os segmentos de mineração, cana, madeira e construção.

“Vamos manter a consolidação da liderança de nossos melhores modelos dentro das aplicações disponíveis, conectando eficiência energética, maior produtividade por tonelada transportada, amplo portfólio de serviços, atendimento remoto das Casas Scania na operação do cliente e sustentabilidade, tanto com modelos a diesel, mais econômicos e menos poluentes, quanto a movidos a gás. Queremos destaques de vendas nas categorias em que atuamos”, diz Nucci.

Na mineração, os modelos P 450 6×4 e G 500 8×4 — ambos de motor 13 litros — e R 660 V8 10×4 Heavy Tipper (16 litros), todos de chassi rígido ou plataforma, são as principais apostas da fabricante. Equipados com os novos propulsores P8/Euro 6 ganharam 2% de economia sobre a geração atual P7/Euro 5. Para a mineração e a construção pesada na aplicação 10×4, a Scania estreia o motor V8, de nova potência de 660cv, em substituição ao G 540, e a capacidade de carga líquida permanece em até 55 toneladas. Os três atuam prioritariamente em operações confinadas. Seus diferenciais são maior peso bruto total (PBT) e capacidade máxima de tração (CMT) da categoria, superior conforto, ergonomia e segurança, customização de soluções para o segmento, menor consumo de combustível por tonelada transportada e maior produtividade.

Na cana e madeira, os cavalos mecânicos G 560 6×4 e R 560 6×4 — ambos de motor 13 litros — deverão se sobressair. Equipados de trem de força Super, com 8% de economia sobre a geração atual, têm capacidade de carga líquida de até 74 toneladas, e atuam em operações mistas de médios e longos trajetos rodoviários. Em comparação aos concorrentes eles dispõem de maior torque, potência, produtividade e capacidade máxima de tração (CMT), menor consumo e superior conforto, ergonomia e segurança.

Scania eleva a disponibilidade a um novo patamar na linha de caminhões P8/Euro 6

A tecnologia dos veículos somadas às soluções de serviços completas, inteligentes e personalizadas estendem ainda mais os intervalos de parada no mais alto índice da história da marca

A nova linha de caminhões P8/Euro 6 vai proporcionar mais tempo de uso para as frotas dos clientes ao unir a tecnologia dos motores com o amplo portfólio de serviços da marca. Como resultado prático, os operadores do transporte terão o menor custo total de operação com o maior tempo de disponibilidade e rentabilidade já visto no mercado. Adicionalmente, a combinação do programa de manutenção e intervalos flexíveis, suportado pela conectividade Scania, propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparação e manutenção preventiva. Outros destaques do lançamento são os novos lubrificantes e o Scania Zone.

“Estamos acelerando rápido em nossa jornada de Serviços. Ao longo dos últimos meses nos preparamos para ofertar aos nossos clientes serviços e ferramentas capazes de proporcionar uma altíssima disponibilidade aliada à melhor rentabilidade do mercado”, explica Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “A conectividade, gerando dados que posteriormente são analisados e transformados em soluções de negócio, permanece como o centro de tudo para tornar os caminhões da nova linha Euro 6 mais eficientes. A sua combinação com um programa de manutenção flexível continuará garantindo a virtuosa gestão das frotas e a máxima produtividade e eficiência dos caminhões”, completa.

“Nossa proposta de valor sobe mais um degrau e transforma a eficácia da operação por meio de uma ampla gama de serviços inteligentes, que satisfazem o que os clientes precisam para o curto, médio e longo prazo. Além disso, a preparação da nossa rede de concessionárias está em ritmo intenso para atender aos clientes assim que a nova linha Euro 6 chegar nas estradas”, diz Montanha.

“Queremos conduzir os clientes a uma verdadeira nova experiência de disponibilidade, de ir para novas fronteiras do tempo de uso do veículo. Além disso, queremos unir a eficiência energética com a confiabilidade na rede Scania, uma forteleza que o cliente não pode abrir mão”, salienta Alex Barucco, gerente de portfólio de Serviços e Conectividade da Scania no Brasil. “Por essa razão, as soluções de serviços Scania vão resolver o que não é de obrigação do negócio do cliente, pois ele precisa se preocupar com a rentabilidade da gestão e da operação de modo geral. Ele terá sua frota rodando por mais tempo e, por consequência, ganhado mais dinheiro, mais fretes, em paradas inteligentes e customizadas de acordo com a necessidade de cada veículo.”

Esses resultados foram alcançados pela combinação entre estudos e investimentos em tecnologias e ferramentas, que a Scania tem feito para oferecer as melhores opções ao mercado. A prova disso é o Programa de Manutenção Scania (PMS) de Planos Flexíveis, que tem revolucionado o mercado de caminhões, desde 2017, e vem evoluindo desde então. “Os planos flexíveis atingem com a nova linha P8/Euro 6 a máxima eficiência já alcançada pela marca. Serão menos paradas e mais assertividade e previsibilidade da manutenção. O resultado? A redução do tempo nas oficinas da rede aos clientes de todos os tamanhos”, diz Barucco.

Diminuição de paradas para manutenção em até 50%

Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Dessa maneira, passarão a utilizar lubrificantes de última geração de tecnologia de redução de atrito, que, aliados a tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual. “A proposta é seguir oferecendo mais efetividade operacional sem descuidar da manutenção da frota. Queremos que as paradas sejam em menor quantidade e realizadas de forma programada num menor impacto no dia a dia da operação. A ida até a oficina da Casa Scania passará a ocorrer no momento correto, e o cliente terá uma equipe preparada e sabedora do diagnóstico para devolver o caminhão o mais rápido possível ao trabalho. Isso é importante para garantir um aumento da disponibilidade e, por consequência, mais rentabilidade”, pontua Montanha.

Munido dessa visão completa do que a área de Serviços trará com a nova linha de caminhões P8/Euro 6, a Scania irá em muitos casos dobrar os intervalos de troca de óleo do caminhão, e diminuir os custos da operação em deslocamentos para a concessionária, de honorários do motorista ou até mesmo evitar riscos desnecessários no trajeto até a concessionária, por exemplo. Ou seja, um caminhão mais disponível para operar e trazer mais receitas. “Para se ter ideia, um caminhão 6×2 em um implemento frigorífico que faz uma parada em revisões, geralmente, a cada 40 mil km, a partir de agora, necessitará de uma ida na concessionária apenas quando atingir 80 mil km ou mais, dependendo da operação em que está inserido. Tudo isso de forma automatizada. O cliente terá em mãos todos os requisitos para ter a gestão mais eficiente do mercado”, revela Barucco.

Mais inovação: Scania Zone

Realidade de sucesso na Europa desde 2019, e comercializado e testado no Brasil desde 2020, o Scania Zone também estará disponível para os caminhões da linha Euro 6. Por meio do portal de gestão de frotas, o próprio cliente conseguirá definir, a qualquer momento e de forma bem simples, o limite de velocidade em trechos de risco da sua operação, por meio de cercas virtuais.

O Scania Zone pode agir de duas maneiras no veículo ao entrar em uma região predeterminada. A primeira, definida como informativo, gera um aviso no painel ao motorista, e a segunda, chamada ajuste automático, entra em vigor limitando a atuação do pedal do acelerador — imediatamente — sem qualquer tipo de interferência do condutor. Ao entrar no perímetro definido, o veículo avisa ao motorista sobre o limite a ser seguido naquele trecho e aciona um mecanismo de ‘trava’ de aceleração. O grande diferencial está em controlar a média de velocidade em trechos críticos de maneira simples, rápida e de total controle do gestor de frota.

PMS com upgrade para o Premium Flexível Uptime

O mais completo pacote de serviços da história da Scania e do mercado oferece acesso a um sistema ainda mais amplo de manutenções preventivas e corretivas, de modo a garantir a máxima disponibilidade e performance dos veículos. Como resultado prático proporciona uma redução até 25% nos custos de reparos e manutenção.

E as vantagens do sistema flexível não param por aí. O pagamento é atrelado à quilometragem rodada pelos veículos. Ou seja, o cliente pagará apenas pelo quanto rodar. Por exemplo, se o caminhão ficar parado durante todo o mês, o custo de manutenção será zero. Além disso, a manutenção passa a ser contabilizada pelo consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente. Em virtude disso, os veículos que consumirem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado.

“Assim como em outras situações, a boa performance e a condução do motorista passam a fazer ainda mais diferença no dia a dia. E a combinação da redução de consumo de 2% proporcionada pelo novo motor Euro 6, e de até 8% do Scania Super, será essencial para essa operação mais rentável dos clientes”, explica Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Vale lembrar que o Programa de Manutenção Scania Standard Flexível também oferece versatilidade na assinatura, que pode acontecer por tempo indeterminado e com o custo da manutenção já definido para toda a vida útil do veículo. No amplo pacote de serviços, os programas de manutenção periódicos continuam no portfólio.

Control Tower para todos os clientes PMS Premium Flexível Uptime

Para usufruir ainda melhor dos benefícios que a gama de serviços Scania oferecem, os clientes contam ainda com o apoio da Control Tower, sistema que permite uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania, no intuito de que os veículos retornem à operação o mais rápido possível. O Control Tower também disponibiliza a todos os clientes um relatório FIT Uptime customizado da disponibilidade real entregue pela rede Scania a cada mês, permitindo a comprovação da eficiência nos serviços e uma gestão de frota ainda mais refinada.

As mais de 100 Casas Scania estão disponíveis em todo o país e, para uma oferta eficiente de atendimento, a Scania criou um mapeamento virtual que permite identificar quando um cliente entra para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva. Dessa forma, a equipe técnica já é notificada para iniciar o monitoramento em tempo real e preparar os processos de modo mais ágil.

Programas de Manutenção Scania (PMS)

O PMS é dividido em duas categorias. O Premium (o produto mais completo do portfólio, que contempla manutenções preventivas, corretivas do trem de força e também todas as manutenções corretivas decorrentes de desgaste natural), e o PMS Standard (revisões previstas e trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas). O PMS Standard também oferece opção de pagamento por meio de parcela fixa mensal. Tem direito ao Scania Assistance (atendimento emergencial 24 horas) e checklist de mais de 70 itens, quem optar pelo Premium.

Conectividade

Os Serviços Conectados Scania dispõem de quatro opções ao cliente. O pacote Análise, gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que traz o que há de melhor em gestão de frotas no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução de cada motorista, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. Para os clientes que optam por uma solução ainda mais competitiva financeiramente, o pacote Avaliação do Motorista é uma solução intermediária que já possui o exclusivo método de avaliação e feedback aos motoristas. Portanto, uma ferramenta essencial focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução.

Para somar ao abrangente portfólio de serviços conectados, estreia o pacote Data Access, como o próprio nome já diz, permite que os clientes acessem diretamente os dados para análises mais específicas ou combinar dados de outras marcas. Será possível até mesmo incorporar as informações da Scania dentro dos sistemas integrados dos transportadores, o chamado ERP, responsável pelo controle de toda a gestão de processos e números da operação. “Nossa nova solução Data Access “alimentará” as plataformas ERP de maneira automática, eficiente e confiável trazendo inúmeros benefícios”, conta Barucco.

Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Trata-se de um trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, para reduzir gastos, aumentar o tempo do veículo rodando e tornar o serviço mais rentável.

Dentro do contexto de conectividade, os clientes também terão acesso ao My Scania, que é um ponto de acesso de todas as informações da frota. A plataforma não inclui apenas os serviços tradicionais de gestão, mas também abrange outras funções interessantes, como os serviços Scania, agendamento de manutenção nas oficinas das concessionárias e o configurador de caminhões da Scania. Além disso, também hospeda soluções de parceiros, além de serviços desenvolvidos para o mercado brasileiro. O My Scania já está disponível para todos os clientes Scania que possuem veículos conectados.

Scania FIT

Os Serviços Conectados também oferecem uma ferramenta revolucionária, que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frotas na tradução do inglês), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos caminhões, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca. Ele mede o desempenho da frota e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.

Toda essa análise resulta em uma avaliação geral da frota, classificando a eficiência de A a E. De posse desses dados, e dos fatores operacionais, a Scania consegue estimar o potencial máximo de redução de consumo de combustível. Além disso, é permissível indicar a diminuição das emissões de CO2 num menor impacto ambiental.

Driver Services

A boa performance e a direção do motorista fazem a diferença no custo total da operação. Para auxiliar o cliente a manter seus condutores operando da forma mais econômica, segura e rentável e fazendo uso da tecnologia do veículo, a Scania oferece os serviços aos motoristas. Dados provenientes dos 61 mil veículos Scania conectados no Brasil indicam um potencial real de redução média de 6% no consumo de combustível. Isso representa 110 milhões de litros de diesel por ano, que poderiam ser efetivamente economizados.

Contudo, em análises de performance de motoristas, do banco de dados da Scania, que foram evoluindo conforme os treinamentos foram realizados, alguns chegaram a até 14% de economia de diesel. Além disso, custos adicionais com a manutenção, falhas operacionais e até acidentes podem ser evitados. A Scania por meio de instrutores Master Drivers, em toda a rede, promove serviços aos motoristas em diferentes formatos. As opções incluem aulas teóricas e práticas e até métodos de coaching, que são empregados na construção de hábitos de condução econômica.

Projeções para o segundo semestre

A empresa tem a expectativa de que 2022 seja o melhor ano de serviços da sua história no Brasil — e que atingirá os resultados esperados — dentre os quais está o acréscimo de 10% no portfólio (carteira de planos ativos) e recorde nas vendas do Programa de Manutenção Scania (PMS). Além de alta de 20% nos veículos conectados (chegando a 65 mil, entre caminhões e ônibus). Atualmente, a marca possui 61 mil caminhões conectados no Brasil e 600 mil pelo mundo.

Para mais informações sobre a Scania acesse o site oficial ou a revista Jornada

Sobre a Scania

A Scania é líder mundial em soluções de transporte e uma das principais fabricantes de caminhões pesados, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia. Junto com parceiros e clientes, está liderando a mudança para um sistema de transporte e logística mais sustentável. Com presença em mais de 100 países, fundada em 1891, conta com 54 mil colaboradores ao redor do mundo. Possui linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, que permitem o intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2021, foram entregues globalmente 85,930 caminhões, 4.436 ônibus e 11.786 motores. A receita líquida da Scania alcançou mais de 146 bilhões de coroas suecas, sendo mais de 20% relacionados a serviços. A Scania faz parte do Grupo TRATON.

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