Montadora vai apresentar modelos mais robustos para operações rodoviárias e off-road
Por Ana Paula Machado
A Scania terá linha mais ampla de caminhões semipesados no Brasil. A empresa vai apresentar, durante a Fenatran, o P280 6×2 e o P250 4×2, os dois com motor de 7 litros. Além desses modelos, a montadora apresentará um veículo preparado para construção leve, o P280 6×4 XT, equipado com o mesmo propulsor.
“Os novos caminhões completam a nossa linha de semipesados e vamos concorrer na faixa que mais vende neste segmento”, disse Rodrigo Arita, gerente de portfólio de produtos da Scania Operações Comerciais Brasil. “É um mercado de 5 mil a 6 mil unidades por ano.”
VEJA MAIS:
– Brasil é o primeiro país a receber o novo caminhão elétrico da Scania
– Scania investirá R$ 2 bilhões na região até 2028
O executivo lembra que a Scania já tem a configuração 8×2 com motor de 9 litros. Os novos modelos têm potência de 250 cv com torque de 1.100Nm (4×2) e 280 cv com torque de 1.200Nm (4×2 e 6×2). “São veículos que oferecem os maiores torques da categoria. Esse motor é mais leve e econômico, tanto em consumo de combustível quanto em manutenção”, assegura.
A Scania aponta ter alcançado redução do peso da tara do caminhão em 600 quilos, desta forma foi possível aumentar a capacidade de carga em aproximadamente 7%.
Esses modelos, segundo a montadora, são ideais para operação urbana e regional. A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, incluindo uma Overdrive, permite aproveitar melhor a inércia, resultando em economia de combustível, aponta a fabricante.
Scania quer crescer em caminhões off-road
Já no segmento off-road, a montadora vai apresentar o P280 6×4 XT para atender as aplicações mais leves do setor da construção civil. O caminhão tem peso bruto total de 28,5 toneladas.
“Estamos completando o portfólio off-road e vamos buscar uma faixa em que as vendas podem chegar, dependendo do período, a até cerca de 10 mil unidades anuais.”, diz Luciano Piccirillo, gerente de vendas de soluções off-road da Scania Operações Comerciais Brasil. “A construção civil é um setor que melhor se recuperou pós-pandemia. Neste ano, espera-se um crescimento de 3% e em 2025 também. Então tínhamos de estar preparados para atender este mercado.”
O modelo, assim como os outros, também é equipado com o motor de 7 litros com 280 cavalos de potência e desenvolve um torque de 1.200Nm. Além disso, segundo a Scania, o caminhão tem eixo RBP835 amplamente utilizado em aplicações fora de estrada, principalmente em cana e madeira.
“Esse veículo é mais robusto e pode ser usado também como caminhão de apoio em obras mais pesadas. É um modelo coringa”, disse Piccirillo. “Ele deve ser vendido a R$ 650 mil a R$ 700 mil.”
Fonte: Automotive Business