A 27ª edição da feira do setor, que será realizada na São Paulo Expo, deve receber 38 mil pessoas entre os dias 19 e 24/09, com recorde de expositores e 50 lançamentos
Por Vitor Nuzzi – DC News
Durante seis dias, de 19 a 24 deste mês, a 27ª edição do São Paulo Boat Show deverá confirmar, segundo os organizadores, a tendência de recuperação do setor, com número recorde de inscritos nas edições posteriores à pandemia – são 120 marcas confirmadas e expectativa de movimentação de R$ 500 milhões em negócios.
Os estaleiros vão apresentar 150 modelos de embarcações, sendo 50 lançamentos. O evento ocorre na São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista, e são esperados 38 mil visitantes.
Os números se aproximam dos registrados no ano anterior, mas ficam bem acima, por exemplo, da edição de 2020, excepcionalmente foi realizada a céu aberto, na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Naquele ano, 18 mil pessoas participaram do evento, que teve 60 expositores, fechou R$ 155 milhões em negócios comercializou 215 embarcações.
Assim, as previsões para a edição de 2024 superam em 223% os números daquele ano, e em 111% o total de visitantes.
Nas duas edições mais recentes, a feira bateu recordes de embarcações comercializadas: 500 (2022) e 600 (2023), respectivamente. Em cada um desses anos, os negócios somaram R$ 500 milhões, a mesma expectativa para este ano. Além dos estaleiros, o evento inclui lojistas e fabricantes de motores, entre outros expositores. Paralelamente ao evento (no dia 18, véspera da abertura oficial, e no dia seguinte) será realizada a nona edição do Congresso Internacional de Náutica, reunindo representantes do setor, prefeitos e secretários de Turismo.
Para a diretora do Grupo Náutica, Thalita Vicentini, o evento demonstra “o enorme potencial do Brasil”, com mais de 8 mil quilômetros de costa e 60 mil quilômetros de vias navegáveis interiores. “Dois meses antes, praticamente todos os espaços já estavam reservados. Serão dezenas de atrações para todos os perfis de públicos.” Haverá desde prancha de surfe até embarcação de luxo. O grupo organiza salões náuticos em toda a América Latina.
PRODUÇÃO
O faturamento da indústria náutica ficou em torno de R$ 2,5 bilhões no ano passado, valor que deve se manter neste ano. O presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), Eduardo Colunna, diz que nos três últimos anos houve crescimento de 5% ao ano, em média. Segundo ele, o setor concentra 45 mil empregos (diretos e indiretos) na fabricação de embarcações, somando 120 mil em toda a cadeia produtiva.
“Os estaleiros são 100% nacionais. Obviamente dependem de motorização e equipamentos importados, porém as embarcações são 100% produzidas no Brasil”, disse Colluna.
A exceção é o Azimut Yachts, multinacional italiana com estaleiro em Itajaí (SC). A Acobar tem 25 estaleiros associados. Cada um tem, em média, cinco modelos de embarcação.
Além do mercado interno, o volume de exportações vem crescendo. Um salto de 140% entre 2021 e 2023 – respectivamente US$ 36,5 milhões (2021), US$ 74,6 milhões (2022) e US$ 87,7 milhões (2023). Europa e Estados Unidos são os principais destinos.
De acordo com a associação, as empresas exportam de 10% a 45% de sua produção. Ainda neste ano, haverá o Salvador Boat Show (de 6 a 10 de novembro), e o Foz Internacional Boat Show (de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Foz do Iguaçu-PR).
SERVIÇO
São Paulo Boat Show
Onde: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5.
Dia 19: das 15h às 22h.
Dias 20 a 23: das 13h às 22h.
Dia 24: das 13h às 21h.
Ingressos: a partir de R$ 100.
Visitantes concorrerão a uma lancha
Fonte: Diário do Comércio – Foto: Oleksandr P./Pexels