“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Salão do Automóvel 2025 é confirmado para fim de novembro

Evento deve acontecer novamente após hiato de sete anos

14/04/2025

Salão do Automóvel 2025 acontecerá na última semana de novembro

Salão do Automóvel de 2025 já tem data para ocorrer em novembro.

O evento acontecerá entre os dias 22 e 30 de novembro em São Paulo (SP). O reconstruído Distrito Anhembi vai receber a feira.

O local foi remodelado para voltar a receber grandes eventos, já que muitas exposições foram realizadas em outros locais. A ideia, inclusive, era reformá-lo para a volta do Salão do Automóvel.

Volta do Salão do Automóvel em 2025 foi um pedido de Lula

A maior feira da indústria automotiva mudou para o São Paulo Expo a partir de 2018, justamente o último ano em que o evento foi realizado.

Desde então, o Salão do Automóvel foi cancelado em 2020 por conta da pandemia e adiado sucessivas vezes a partir de 2022. O evento chegou a mudar até para o Autódromo de Interlagos, mas nunca aconteceu.

A volta do Salão do Automóvel está sendo costurada pela Associação das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) muito por causa do pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em outubro de 2024, o político disse que a indústria não poderia ficar sem o evento.

De lá para cá, a Anfavea confirmou que o Salão do Automóvel 2025 aconteceria de 22 de novembro a 1 de dezembro. No entanto, o evento acabou “perdendo” um dia de realização.

Formato promete maior interatividade

O hiato do Salão do Automóvel aconteceu por várias razões. Entre eles estão a obsolescência do formato das feiras, que vitimou vários Salões do Automóvel pelo mundo.

O tradicional Salão de Genebra deixou de existir após mais de 100 anos e outros grandes eventos, como o Salão de Frankfurt, mudaram de formato. Este último, inclusive, migrou para Munique.

A falta de interatividade para os visitantes, que só podem ver os carros sem dirigi-los (e na maioria das vezes sequer ouvir o ronco do motor), é um ponto bastante criticado.

Além disso, as fabricantes de veículos condenam o formato tradicional pela proibição de vender carros durante o Salão. Para os expositores, o investimento excessivamente alto não compensa diante do veto de fechar negócios.

A promessa da Anfavea e dos organizadores é que a exposição deve seguir os padrões da CES Las Vegas e dos reconfigurados Salões de Pequim, Munique e Detroit.

Fonte: Automotive Business

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