A Royal Enfield, líder global no segmento de média cilindrada (de 250cc a 750cc), inicia hoje um novo capítulo na região das Américas, especialmente no Brasil, com a inauguração de uma nova linha de montagem. Este é um passo importante para os planos da Royal Enfield na América Latina e reforça o compromisso da marca com o País — o mercado brasileiro é o segundo em vendas da marca em todo o mundo, atrás apenas da Índia. Localizada em Manaus, capital do estado do Amazonas, a nova planta é a quarta operação CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada) ao redor do globo – depois das unidades na Tailândia, Colômbia e Argentina — além das modernas fábricas localizadas na Índia.
Com capacidade de produção de mais de 15 mil unidades por ano, a linha de montagem em Manaus conta com equipamentos de última geração e estrutura moderna para alimentar a demanda cada vez maior pelas motos da fabricante no Brasil. Todo o lineup à venda atualmente no território nacional — incluindo a recém-lançada Classic 350, Meteor 350, Himalayan e as ‘twins’ Interceptor e Continental GT. A nova linha de montagem vai acelerar a chegada das motocicletas à crescente rede de concessionárias da marca e reduzir os prazos de entrega para os proprietários.
Durante o discurso na cerimônia de inauguração da linha de montagem em Manaus, o CEO mundial da Royal Enfield, B Govindarajan, destacou os esforços feitos pela marca que culminaram na primeira planta da marca em território brasileiro.
“A Royal Enfield tem trabalhado arduamente para crescer no segmento de média cilindrada em todo o mundo. Com o crescimento significativo em mercados como a Europa, o oeste Asiático e, claro, as Américas, nossa estratégia tem sido nos aproximarmos desses locais para ampliarmos nossa participação de mercado. Iniciamos essa jornada há dois anos e inauguramos linhas de montagem na Tailândia e, na América Latina, na Argentina e na Colômbia. O Brasil é um mercado muito forte para nós, rapidamente se tornou o segundo em vendas no mundo todo depois da Índia – vimos um crescimento acima de 100% no Brasil em 2019. Estamos muito felizes em inaugurar nossa quarta operação CKD global aqui no Brasil, o que prova nosso compromisso com o País e com uma região que possui muito potencial de mercado. Estamos confiantes de que esta planta vai impulsionar ainda mais nosso crescimento no mercado de média cilindrada no Brasil e permitir alimentar de forma ainda mais eficiente a crescente demanda por nossas motos”, disse o dirigente.
Sobre Royal Enfield
A marca de motocicletas mais antiga em produção contínua, a Royal Enfield cria motocicletas lindamente trabalhadas desde 1901. De suas raízes britânicas, uma fábrica foi estabelecida em Madras em 1955, um ponto de apoio da qual a Royal Enfield liderou o crescimento do segmento de duas rodas de médio porte da Índia. A Royal Enfields é envolvente, descomplicada, acessível,e divertida; um veículo para exploração e auto-expressão. É uma abordagem que a marca chama de Pure Motorcycling.
A linha premium da Royal Enfield inclui o novo cruzador Meteor 350, Interceptor 650 e Continental GT 650 twins, o Tourer de aventura do Himalaia e os icônicos singles Bullet 350 e Classic 350. Riders e uma comunidade apaixonada são fomentados com uma rica profusão de eventos a nível local, regional e internacional. O mais notável é o Rider Mania, um evento anual de encontro de milhares de entusiastas de Royal Enfield em Goa, e Himalayan Odyssey, uma peregrinação anual por alguns dos terrenos mais difíceis e passagens de montanha mais altas. Uma divisão da Eicher Motors Limited, a Royal Enfield opera por meio de 1.033 concessionárias de grande formato e 1.038 lojas de estúdio em todas as principais cidades e vilas da Índia e exporta para mais de 60 países ao redor do mundo. Os dois equipamentos de última geração da empresa e as instalações de produção estão localizadas em Oragadam e Vallam Vadagal, perto de Chennai. A Royal Enfield investiu recentemente em dois centros técnicos de classe mundial, em Bruntingthorpe, Reino Unido, e Chennai, Índia, e em 2020 abriu sua primeira unidade de montagem fora da Índia, em Buenos Aires, Argentina. Com mais de 17% de crescimento ano a ano nos últimos 5 anos.