Rockwell Automation anuncia parceria com Bravo Motor Company


Rockwell Automation anuncia parceria com Bravo Motor Company

Rockwell Automation acaba de anunciar uma parceria inédita com a Bravo Motor Company, companhia californiana de inovação aplicada na área de descarbonização com enfoque na produção de baterias, veículos e sistemas de armazenamento de energia. Com a nova aliança, a Rockwell Automation contribuirá para o fornecimento de soluções de ponta para a fabricação de baterias de veículos elétricos no mercado brasileiro, tendo como premissa o conceito de economia circular.

A cerimônia de anúncio da parceria ocorreu na Fundação Dom Cabral – Campus Aloysio Faria em Minas Gerais. De acordo com o Diretor Global de Mobilidade do Futuro da Rockwell Automation, John Miles, a iniciativa contemplará o apoio tecnológico por parte da Rockwell Automation para acelerar o projeto da primeira GigaFactory na América Latina, com base na digitalização, incluindo gestão integrada, otimização de produção e sustentabilidade. Tudo isto, por meio de ferramentas que medem eficiência, qualidade operacional e produtividade.

Além disso, a Rockwell Automation também fornecerá modernas soluções digitais para a maximização dos resultados e “Time To Market” acelerado, com tecnologias de simulação, otimização e realidade aumentada, integradas com engenharia e fábrica. “Para nós, é extremamente importante apoiarmos empresas e projetos alinhados ao nosso propósito. E a Bravo Motor e o projeto Colossus, vão de encontro ao nosso objetivo em fomentar, ainda mais, a inovação e as iniciativas de ESG no país”, afirma Miles.

O CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Javier Muñoz, ressalta que a parceria foi um resultado de interação do ecossistema, pois foi compreendido, por ambas as companhias, que os esforços conjuntos poderiam gerar uma oportunidade única não apenas para o Brasil, mas também para o mundo. “8% dos empregos brasileiros são ligados direto ou indiretamente à cadeia produtiva automotiva, inserindo o Brasil como um forte player global. A aposta do futuro de todo ecossistema é a eletrificação e, por isso, a necessidade de baterias aderentes a esta demanda tornou-se ainda mais estratégica. Escolhemos o mercado brasileiro devido a esta capacidade de pessoas e por contar com materiais estratégicos para a produção da bateria. E, certamente, atuar em conjunto com parceiros estratégicos, como a Rockwell Automation, nos fornecendo tecnologias de ponta, trará ainda mais assertividade aos projetos”, destaca.

Tecnologia, inovação e sustentabilidade caminham juntos

Ativa na Califórnia desde 2012, a Bravo Motor Company tem interagido e participado como colaborador e investidor para desenvolvimento de baterias. E, essa atividade, forneceu à empresa a capacidade de acessar a tecnologia de fabricação de baterias, bem como os materiais das mesmas.

Muñoz explica que, no que diz respeito aos veículos, o foco em frotas de mobilidade como táxis, vans, ônibus e veículos de entrega urbana, por exemplo, oferece um leque de opções para atender um mercado com muita demanda, que já possui viabilidade econômica, mas uma oferta limitada por falta de baterias. “A parceria com a Rockwell Automation viabilizará o estabelecimento de uma cadeia de suprimentos local e uma fábrica de baterias que não apenas produzirá nossos veículos e sistemas de armazenamento de energia, mas também a produção massiva de veículos elétricos e híbridos locais para outras empresas para as quais forneceremos baterias”, comenta.

Soluções para otimização da cadeia produtiva automotiva

O Gerente de Contas Estratégicas da Rockwell Automation, Gustavo Lima esclarece que além da fábrica eficiente, a questão ESG está muito relacionada à parceria. “A otimização energética tornou-se prioritária, uma vez que os conceitos de ESG e sustentabilidade estão em alta, principalmente no âmbito de descarbonização da cadeia veicular. Desta forma, estamos aportando nossos produtos como ferramentas de eficiência operacional e de produtividade para garantir menos consumo e mais eficiência energética com responsabilidade”, explica.

As modernas ferramentas digitais para otimização de resultados, segundo Lima, também ganham destaque. “Por meio das nossas soluções, a Bravo poderá tornar a operação das fábricas mais rápida, ou antecipar este mercado frente à concorrência”, ressalta.

Muñoz comenta que conquistar um parceiro que trabalha tanto quanto a Bravo para transformar a realidade atual em um futuro melhor, contribuindo com expertise e tecnologia, é essencial. “Esta aliança tende a preparar, além de nossas próprias linhas de produção, sistemas de gestão e etc. Além disso, cada fornecedor estratégico ao nosso redor garante um ambiente coordenado e de alta qualidade. Nosso objetivo é fazer com que, no futuro, a instalação brasileira seja um modelo a ser replicado em outras localidades como EUA, Europa, Oriente Médio, África, entre outros”.

Miles lembra que o setor automotivo foi o parque de desenvolvimento e ampliação da Rockwell Automation e a companhia ainda segue apostando neste mercado. “Temos focado em empresas da cadeia produtiva e a Bravo é uma companhia que está trazendo a essência da nova tecnologia, que é a bateria. A expectativa é que o nosso investimento possibilite à Bravo o uso das soluções da Rockwell Automation para tornar o projeto bem-sucedido. Trabalharemos muito próximos às nossas equipes de produtos, da indústria e de vendas para garantir o sucesso que almejamos”, finaliza o executivo.

Sobre a Rockwell Automation

Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK) é líder global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 24 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países. Para saber mais sobre como estamos dando vida à Connected Enterprise no setor industrial, acesse o link.

Informações
EPR Comunicação Corporativa
Vitória Moura
vitoria@epr.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO