“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Rio conquista novos contratos e aumenta fornecimento para o agronegócio

Novos projetos farão a participação do agronegócio no faturamento da Rio dobrar de tamanho

25/08/2025

Por Caio Bednarski

A Rio Riosulense, fornecedora de componentes do setor automotivo instalada em Rio do Sul, SC, está avançando no segmento de máquinas agrícolas após conquistar novos contratos com as principais montadoras do País. Gustavo Piovesan Correa, gerente geral de vendas da empresa, disse que as principais fabricantes estão desenvolvendo novas gerações de colheitadeiras e pulverizadores e que, nos novos projetos, a Rio fornecerá uma série de componentes:

“Com os novos contratos fechados as vendas para o agronegócio aumentarão a participação no nosso faturamento, chegando a 9% em 2025 contra 7% em 2024. Mas será em 2026 que esse porcentual terá forte impulso, chegando a 14%, pois todos os projetos estarão em produção”.

Serão mais de oitenta componentes que a Rio passará a fornecer para as fabricantes de máquinas e, em alguns casos, são peças maiores, de até 200 quilos, com 1 metro de comprimento. São itens que a empresa até então não fabricava no País, o que significa entrar no segmento de equipamentos maiores. 

Para conseguir atender aos novos projetos a Rio comprou novos equipamentos para a sua fábrica em Santa Catarina: “Produzindo novos componentes, expandiremos também a nossa capacidade técnica como fornecedor. Investimos em novas máquinas de usinagem, assim como em uma área maior de armazenagem e expedição”.

Gustavo Correa, gerente geral de vendas da Rio

Segundo o gerente a maioria das máquinas já foi instalada, faltando apenas uma que chegará em 2026, e agora a Rio trabalha no processo de ramp up de produção para alguns projetos, produzindo amostras e protótipos que terão produção em série nos próximos meses.

Com os novos negócios puxando o faturamento para cima já em 2025 a projeção da empresa aponta para uma alta de dois dígitos até dezembro, impulsionada pelo agronegócio e pelo aumento no volume fornecido para montadoras de caminhões e ônibus, mas principalmente por uma demanda crescente no mercado de reposição.

Mercado de máquinas agrícolas

A Rio acredita numa retomada da produção de máquinas agrícolas em 2025 e 2026, uma vez que em 2024 a demanda por parte dos produtores rurais foi baixa e, com isto, os estoques das concessionárias estavam elevados, o que fez com que a produção fosse menor no ano passado. Para este ano o cenário é diferente:

“O estoque que existia na rede das fabricantes já foi consumido e, agora, elas precisam produzir em ritmo normal para abastecer suas revendas e, por isto, na comparação com 2024 o volume produzido será maior, o que puxará o nosso crescimento no ano”.

Fonte: AutoData

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?