Renegade, muito prazer ao dirigir o SUV de entrada da Jeep

28/09/2023

Fotos: Le Gepp

Por Ricardo Panessa e Robson Breviglieri

A Stellantis, que congrega 14 marcas de veículos no mundo e fabrica cinco modelos de destaque no mercado brasileiro, está comemorando 1,5 milhão de unidades produzidas em seu Polo Automotivo de Goiana (PE), dos quais 550 mil são do Jeep Renegade, o SUV de entrada da marca.

Com seu design marcante e longa tradição de veículo versátil, está disponível em cinco versões, todas com a mesma moderna motorização 1.3 T270 Flex de até 185 cv, com câmbio automático de seis marchas e Traction Control em três versões 4×2, e câmbio automático de nove marchas com seletor de terreno nas outras duas versões 4×4. Robusto, ágil e com excelente desempenho urbano e de estrada, o modelo está entre os preferidos pelos consumidores de SUVs, que já representam mais de 46% das vendas totais de veículos no país. Só em agosto o Renegade anotou 5.044 unidades vendidas.

Impressões ao dirigir – Nunca a frase ‘prazer ao dirigir’ caiu tão bem quanto ao volante de um Renegade. Confortável e silencioso, oferecendo posição de dirigir elevada e respostas precisas e vigorosas de desempenho em qualquer situação, com o Renegade quanto mais longe o destino, melhor. De série, o modelo oferece assistente de partida em rampa, sistema multimídia com integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio, frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção de faixa e seis airbags no mínimo, o que o torna fácil, agradável e seguro de conduzir.

Há ainda ar-condicionado analógico, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, alarme, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, faróis full-LED, indicador de fadiga, start-stop e comandos de som no volante.

Com essas características e preços a partir de R$ 124 mil, o Jeep Renegade é, sem dúvida, uma excelente opção de SUV, considerando seu custo-benefício. Em contrapartida, avaliação em estrada apontou que, embora agradável de conduzir, o modelo peca pelo espaço interno e do porta-malas, relativamente menores do que outros modelos da mesma categoria. Ergonômico, na dianteira o espaço é bastante amplo, especialmente por conta da enorme área envidraçada e da ótima quantidade de ajustes para bancos e volante, mas bem limitado para os passageiros do banco de trás. Além disso, a capacidade de apenas 320 litros no porta-malas, o menor do segmento, pode complicar as viagens mais longas. Ainda assim, a área da tampa é larga, permitindo fácil acesso, além de oferecer piso ajustável em duas alturas, ideal para alojar discretamente objetos menores.

Durante avaliação mista cidade-estrada, o Renegade apresentou trocas de marchas suaves e boas respostas ao acelerador. Segundo a montadora, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100km horários em 8,7 segundos, o que não é um assombro, mas se adequa bem à proposta do veículo. Na média, em percurso urbano o consumo foi razoável, de 7,7 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina, enquanto na estrada a marca foi 9,1 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina. Mas chegamos a fazer até 13,4 km/l em alguns trechos específicos. Considerando essa performance, o Renegade, que tem tanque de combustível de 55 litros, pode percorrer cerca de 700 km com apenas um tanque de gasolina.

Paulo Maciel, da BEXP

Pós-vendas – Com bom valor de revenda –modelo apresenta apenas 4,25% de desvalorização ao ano – e razoáveis valores de manutenção, o Renegade segue como atraente opção de compra para clientes que buscam um SUV compacto. Segundo Paulo Maciel, gestor de pós-venda da BEXP, concessionária Jeep no bairro do Butantã, em São Paulo, a recomendação aos proprietários do modelo 4×4 é aderir ao plano de manutenção de 12 meses ou 12 mil km, o que prevalecer primeiro, e fazer as revisões dentro do plano. “A primeira revisão pode ser feita com um mês de antecedência ou mil quilômetros antes, ou um mês depois ou até 12.999 km”, detalha Maciel.

Para o pós-garantia, a recomendação é prorrogar o plano de manutenção com a rede de concessionárias da marca, uma vez que a montadora mantém uma tabela de preço fixo no País inteiro, com valor de revisão bem customizado. Para os clientes com veículos que já estão deixando o prazo de garantia, a rede oferece um contrato de serviços que mantém os prazos de revisão e permite estender o prazo de garantia. “A Jeep hoje está bem agressiva com relação aos pacotes de revisão, pois são pacotes fechados conforme a tabela da montadora, disponível no site com todo o plano de manutenção”, informa Maciel.

Como diferencial, Maciel afirma que todos os serviços realizados pela rede de concessionárias têm garantia da marca, válida em todo território nacional. “A preocupação imediata é que o cliente acompanhe as condições de óleo e filtro e, na manutenção, inspecionamos todos os itens. Recomendamos também que os clientes venham à concessionária mesmo fora da garantia para atualização de melhoria dos softwares de sistemas, motor, multimídia porque são veículos com muita tecnologia embarcada. E são atualizações gratuitas. A Jeep oferece garantia de três anos e preços de revisão bem acessíveis”, garante Maciel.

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