Renault e Jean-Michel Jarre fazem do carro um espaço para experiências sonoras únicas

Inovações “Sonic Roads” e “Sound Bubbles” deverão aparecer nos futuros modelos elétricos da gama Renault
Renault e Jean-Michel Jarre fazem do carro um espaço para experiências sonoras únicas

A Renault está detalhando os objetivos de sua parceria com o francês Jean-Michel Jarre, artista e engenheiro de som conhecido mundialmente.

“O carro é um espaço formidável para criar sinergias entre a tecnologia e a ecologia. A Renault é uma montadora de automóveis em plena transformação e é muito bacana integrar todos meus conhecimentos de engenharia do som neste universo, com inúmeras possibilidades de experiências sonoras”, explica Jean-Michel Jarre, artista e engenheiro de som.

Jean-Michel Jarre está trabalhando com a Renault para desenvolver a experiência sonora dos futuros modelos elétricos da marca, em uma parceria com foco em três áreas:

‘LESS IS MORE’: O NOVO DNA SONORO DOS FUTUROS COCKPITS

Embarcada no carro-conceito Scénic Vision, a tecnologia “Less is More” demonstra a ambição da Renault de criar um excelente sistema de áudio utilizando um mínimo de componentes. Esta estratégia é tecnológica e também sustentável, potencializando a experiência dos passageiros na cabine. Todo o sistema de som do Scénic Vision foi desenvolvido sob esta perspectiva, reduzindo o número de alto-falantes dentro do carro. A inovadora instalação do sistema de áudio é feita com alto-falantes do tipo médio grave, instalados em cada porta, que são complementados por um sistema de bolhas sonoras ou “sound bubbles”, instalados em cada apoio de cabeça. Assim, os passageiros desfrutam de uma acústica de alta qualidade que é ao mesmo tempo imersiva, individual e aumentada.

NOVA ASSINATURA SONORA COM A ASSINATURA JEAN-MICHEL JARRE

Com a expansão do uso de veículos elétricos, tornou-se necessário repensar o papel do som dentro e fora do carro. A pedido da Renault, Jean-Michel Jarre está trabalhando na nova assinatura sonora de seus modelos elétricos, para integrar todo seu know-how e criatividade ao trabalho das equipes da marca. A assinatura sonora inclui várias funcionalidades, desde a sequência de inicialização do veículo e todo o sistema de áudio (componentes, localização, algoritmos), até o som externo emitido pelo veículo elétrico quando está em movimento abaixo de 30 km/h, para alertar sobre sua presença aos pedestres (Sons de Alerta para Pedestres, VSP).

“SONIC ROADS”: SERVIÇO PATENTEADO PELA RENAULT PARA UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL AMPLIADA DURANTE TODO O TRAJETO

Jean-Michel Jarre também vai participar da criação artística do primeiro algoritmo da inovação “Sonic Roads” da Renault. Este serviço patenteado pela Renault oferece a trilha sonora ideal para o trajeto em função das preferências musicais do condutor inspirada em parâmetros contextuais da rota, como locais, paisagens, previsão do tempo e horário. Como pesquisador na área de música, Jean-Michel Jarre vai propor uma associação entre os dados contextuais captados pelo carro e conteúdos musicais (músicas, podcasts, informações, etc.). Esta experiência sensorial inédita para todos os passageiros vai intensificar a sensação de imersão com o entorno.

A parceria firmada entre a Renault e Jean-Michel Jarre tem uma duração prevista de pelo menos 3 anos. Os frutos desta colaboração poderão ser conferidos nos futuros modelos elétricos da marca Renault. Mas as primeiras aplicações já podem ser vistas, já que Jean-Michel Jarre assinou a direção artística dos sistemas de áudio Harman Kardon do Mégane E-Tech e de todos os novos modelos que serão lançados.

Para saber mais sobre os destaques da Renault na Vivatech, acesse este link: events.renaultgroup.com

SOBRE A RENAULT

Marca histórica da mobilidade e pioneira em carros elétricos na Europa, a Renault sempre desenvolveu veículos inovadores. Com o plano estratégico “Renaulution”, a marca deu início a uma transformação ambiciosa e geradora de valor. Com isso, a Renault está evoluindo para oferecer uma gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. A marca quer ser a expressão da modernidade e inovação em serviços tecnológicos, de energia e mobilidade, que vão além da indústria automotiva.

Informações
Renault do Brasil

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO