Reforço adesivo em parafusos e peças ajuda na estabilidade do carro

Afrouxamento de porcas e parafusos podem causar trepidação nos veículos. Aplicação de adesivos anaeróbicos trava roscas fortalece as uniões mecânicas
Reforço adesivo em parafusos e peças ajuda na estabilidade do carro

A vibração em um carro tem como uma de suas principais causas a fadiga das uniões roscadas. O afrouxamento e perda de componentes podem desestabilizar o veículo a ponto de gerar trepidação que muitas vezes pode ser sentida no banco, no volante ou mesmo no pedal de freio.

A manutenção veicular é importante para avaliar as uniões, parafusos, porcas, pinos e outros componentes de segurança. As peças são ajustadas e as que apresentam defeitos são trocadas. Além disso, as estruturas ganham o reforço de adesivos anaeróbios, conhecidos como trava roscas, que preenchem todos os espaços entre as peças de modo a vedar completamente a união, transformando a porca e o parafuso, por exemplo, em conjunto único.

Essa contribuição dos adesivos industriais às uniões roscadas aumenta a resistência mecânica e amplia a estabilidade, tornando os carros mais confiáveis, destaca Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel.

“Adesivos anaeróbios como os Trava Roscas Loctite são aplicados na forma líquida nas uniões mecânicas, preenchendo todos os espaços entre as peças devido a sua propriedade de tomar a forma de seu recipiente. Após a cura do adesivo, ou seja, quando ele na ausência do ar e na presença de superfície ativa torna-se um sólido, impede qualquer movimento entre os componentes de fixação e a sua completa estabilidade, evitando que ela se afrouxe e cause desgaste na montagem”, explica Célio Renato Ruiz.

Geralmente, o afrouxamento de porcas e parafusos se acentua em carros com alta rodagem e sem manutenção regular, deixando essas estruturas suscetíveis a falhas. O surgimento de folgas entre o parafuso e a porca e outros componentes de fixação fragiliza a montagem de componentes, sobrecarregando gradualmente a estrutura do veículo, contribuindo para que trepidações apareçam.

A inspeção em mecânicas também avaliará se a vibração pode ter outras origens, como, por exemplo, balanceamento inadequado, danos estruturais ou mau estado de rodas ou pneus.

Sobre Henkel

A Henkel opera globalmente com um portfólio bem equilibrado e diversificado. A empresa ocupa posições de liderança com suas três unidades de negócios tanto em negócios industriais quanto em negócios de consumo graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. A Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos — em todos os segmentos do setor em todo o mundo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. Fundada em 1876, a Henkel relembra mais de 140 anos de sucesso. Em 2021, a Henkel reportou vendas de mais de 20 bilhões de euros e um lucro operacional ajustado de cerca de 2,7 bilhões de euros. A empresa emprega mais de 52.000 pessoas em todo o mundo — uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura da empresa, um propósito comum e valores compartilhados. Reconhecida líder em sustentabilidade, a Henkel ocupa posições de destaque em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice de ações alemão DAX. Para mais informações, visite Henkel.

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 67 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional e Bonderite. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2021, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 17,7%.

Contatos com a imprensa
Rafael Bullara
(11) 99688-6553 – rafael.bullara@inpresspni.com.br
Bruno Thadeu Prado
(13) 99118-7995 – bruno.prado@inpresspni.com.br 
Carla Marcondes
(11) 4871-1446 | (11) 98766-6866 — carla.marcondes@inpresspni.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO