“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Redes sociais ganham corpo nas vendas de veículos e peças

16/10/2024

Tema foi discutido durante o #ABX24, que teve a participação de representantes das principais plataformas digitais

Por Bruno de Oliveira

A digitalização dos negócios dentro do setor automotivo ganhou força durante a pandemia, quando plataformas de vendas online, os chamados marketplaces, e o WhatsApp, se mostraram como salvação em momento de concessionárias fechadas.

Anos depois de um dos períodos mais críticos da história, essas ferramentas online de vendas deixaram o caráter paliativo para assumir um papel mais perene, quase de protagonismo, no processo de comerciais de montadoras e distribuidores.

Esse novo perfil das plataformas digitais foi tema de debate no Automotive Business Experience – #ABX24. Participaram da discussão representantes da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Linkedin e TikTok.


SAIBA MAIS:
– Cresce interesse pelo setor automobilístico nas redes sociais
– Por carros conectados, GWM faz parceria com TikTok chinês
– VW usa estratégia digital para tentar se aproximar dos apaixonados pela marca


Pois é, engana-se quem pensa esse nomes representam apenas uma oportunidade de divulgação de fotos de pets, de viagens, memes e áudios. Eles hoje integram a lista de ferramentas de vendas dentro do setor automotivo, cada um oferecendo uma opção de atividade dentro da jornada do consumidor.

“O TikTok, por exemplo, é uma plataforma na qual o consumidor pode conhecer os novos produtos e tendências do mercado. É o lugar onde as pessoas podem tomar decisões, faz parte da jornada do consumidor”, garantiu Rafael Iapequino, líder do setor de vendas do TikTok Brasil.

Interação entre vendedor e cliente

Thiago Custódio, client partner da Meta, também atribuiu essa função aos canais controlados pela empresa.

“Se pensarmos em Facebook, a ferramenta já se consolidou como marketplace. No caso do Instagram, o consumidor pode ter os primeiros contatos com o produto. Já o WhatsApp é o canal que estabelece contato entre o cliente e o vendedor de forma rápida”, disse Custódio durante o evento.

Já no caso do LinkedIn, o sales manager Leonardo Barros contou que a rede social pode aportar algo importante na jornada de clientes e de empresas do setor na jornada comercial.

“Ainda que seja uma rede social muito focada na questão profissional, é possível, por exemplo, executar um trabalho de construção de marca, de reputação”, disse o executivo.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?