Modelo chega ao Brasil em 2021 com tecnologias e luxo e incomuns no segmento (PEDRO KUTNEY, AB)
Lançada em 2018 nos Estados Unidos, a nova geração da Ram 1500 representa todos os exageros históricos típicos do mercado de veículos dos Estados Unidos, onde se consomem mais picapes para uso particular no dia-a-dia do que automóveis regulares. É um veículo de luxo na forma de uma espaçosa picape, enorme em dimensões e motorização a gasolina. Após muitos anos de indecisão, apostando no crescimento do público abastado brasileiro que mora no entorno de regiões metropolitanas, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) decidiu testar a sorte da 1500 no Brasil – onde a marca Ram de picapes do grupo nos últimos oito anos foi representada por apenas um modelo, a 2500, que tem tamanho e peso de caminhão semileve e só pode ser dirigida por motoristas com habilitação “C” ou superior.
A nova Ram 1500 vai chegar aos clientes brasileiros somente na versão topo de linha Rebel a partir de abril de 2021, pelo preço de R$ 399.990 nas cerca de 50 concessionárias que vendem todas as marcas do antigo Grupo Chrysler. Mas quem quiser já pode depositar R$ 420 mil (incluindo pacotes opcionais com sistema de som Harman Kardon) para ser um dos primeiros a ostentar a picape por aqui. Na quinta-feira, 10, foi aberta a pré-venda de 100 unidades.

As expectativas com a chegada do segundo modelo ao portfólio da Ram no Brasil têm as mesmas dimensões da 1500, que com seus 6 metros de comprimento é 60 cm mais longa do que a maior das picapes médias disponíveis no País. Breno Kamei, diretor da Ram para América Latina (e também chefe de planejamento de produto da FCA), destaca que 2020 deverá ser o melhor ano da marca no País com cerca de 1,5 mil emplacamentos e filas de espera de até 90 dias pela 2500. “Com a chegada da 1500 nossa expectativa é pelo menos dobrar esse volume em 2021 para um novo recorde de 3 mil unidades”, afirma o executivo.
A estratégia é que a Ram 1500 não canibalize a demanda da 2500, apenas 6 centímetros maior em comprimento. Por isso, embora ambas trafeguem pelo segmento premium, as duas têm propostas diferentes. A única versão importada da 1500 será a topo de linha Rebel, oferecida unicamente com motor a gasolina V8 de 5,7 litros e 400 cavalos, sendo assim a picape mais potente e luxuosa do mercado brasileiro. Já a 2500 segue somente com o motor turbodiesel Cummins de caminhão, de 6,7 litros e 360 cv e transmissão automática de seis velocidades – é um pouco mais barata, R$ 360 mil, porque vem do México sem pagar imposto de importação, enquanto a 1500 vinda dos EUA para alíquota de 35%.
No exterior a Ram 1500 tem versões diesel, mas na configuração importada para o Brasil não poderia ter, pois pode levar até 610 kg de carga e a legislação brasileira só autoriza motorização diesel para picapes com capacidade a 1 tonelada. Kamei assegura que a intenção é oferecer a 1500 só com motor a gasolina, mesmo sabendo que mais de 80% das picapes médias vendidas no Brasil são diesel, principalmente nas regiões onde o agronegócio prospera. “Para esse público seguimos oferecendo a Ram 2500, a 1500 chega para atender um consumidor mais metropolitano, como pessoas que se mudaram para condomínios em volta das cidades e querem ter como opção na garagem um veículo espaçoso, muito confortável, luxuoso e cheio de tecnologia”, argumenta o diretor da Ram – denominação que em 2010, logo após a compra do Grupo Chrysler pelo então Grupo Fiat, deixou de ser uma família de caminhonetes Dodge e foi separada para ser uma marca exclusiva de picapes.
FORÇA BRUTA COM REFINAMENTO TECNOLÓGICO
A nova geração da Ram 1500 aprofunda a estratégia dos fabricantes de picapes nos Estados Unidos de oferecer luxos e recursos incomuns a veículos utilitários leves, para atender ao crescimento de demanda de clientes que querem trafegar nos dois mundos, rodar em uma caminhonete que ofereça conforto, espaço, dinâmica, segurança e tecnologias semelhantes ao dos automóveis de passeio.
Não fosse pelo tamanho avantajado e pela caçamba na traseira, a Ram 1500 oferece tudo isso, ficando mais próxima de um utilitário esportivo (SUV) de alto luxo do que de um veículo inicialmente projetado para o trabalho. É o que os americanos chamam de premium muscle truck (caminhonete de luxo musculosa, em tradução livre).
A 1500 une a força e capacidade fora-de-estrada de um legítimo ram (carneiro montanhês, em inglês), mas com o mesmo refinamento tecnológico dos SUVs Jeep (outra marca do Grupo FCA) com tração controlada eletronicamente. No seletor instalado no painel o motorista pode escolher o modo 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzido, com assistência eletrônica de descida em aclives acentuados.
O powertrain tem a força bruta da nova geração do motor V8 de 5,7 litros a gasolina, capaz de de rebocar carretas de até 5 toneladas com seus 400 cavalos a 5.600 rpm e torque máximo de 56,7 kgfm a 3.950 rpm. Mas ao mesmo tempo oferece a complacência de desligar quatro cilindros quando não é preciso usar toda a potência, para economizar combustível – ainda que faça pouca diferença para quem gasta R$ 400 mil em um veículo, a FCA informa que o consumo urbano é de 5,3 km/l e de 6,6 km/l na estrada.

A transmissão automática ZF de oito marchas mantém o giro bem comportado em todas as faixas de velocidade – a máxima limitada eletronicamente é de 174 km/h e o bólido na forma de picape acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, segundo medições da fabricante que foram comprovadas ao rodar no autódromo da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo.
A grade frontal tem aletas que se fecham para melhorar a aerodinâmica do veículo, com coeficiente de penetração (Cx) de 0,357, comparável aos melhores SUVs. O desempenho e eficiência da Ram 1500 foram melhorados com o uso de alumínio em várias partes da carroceria, como o capô, que reduziu em 100 kg o peso na comparação com a geração anterior da picape, que agora pesa 2,61 toneladas.
LUXO E TECNOLOGIAS INCOMUNS EM PICAPES

No interior da cabine dupla, situada no meio do entre-eixos de quase 3,7 metros e com 2 metros de largura, o espaço é de limusine, com ajuda do sistema de cancelamento de ruído do motor e da suspensão traseira multilink que equipara o conforto a bordo da Ram 1500 ao dos melhores automóveis premium – ela é um “carneiro” que não pula nem faz barulho. Os revestimentos internos em couro e a tecnologia exposta no painel comprovam a percepção de luxo e tecnologia acima da média para uma picape. Outro ineditismo no segmento é o teto solar panorâmico. Não à toa, a 1500 foi eleita “carro de luxo do ano” nos EUA, foi a primeira vez que uma picape ganhou a disputa.

A enorme tela sensível ao toque de 12 polegadas (a maior do mercado) dá o toque final de requinte tecnológico da Ram 1500. Pode ser dividida em duas para mostrar ao mesmo tempo todas as configurações do veículo, imagens das câmeras de ré e 360 graus, e as funções de infoentretenimento do sistema U-Connect, com controles do rádio e mídias de música, climatização, navegação por GPS e espelhamento do smartphone via Apple Car Play ou Android Auto.

Além do carregador de celular por indução sem fio, também estão disponíveis nada menos que oito tomadas USB, quatro padrão e quatro USB-C de carregamento rápido, com um conjunto na frente e outro posicionado para os passageiros na parte de trás, bem acima das saídas traseiras de ar-condicionado. O avantajado console central parece um criado-mudo com a tampa fechada e dentro é tão grande que acomoda até um laptop em seus 39 litros de espaço. A cabine conta também com uma tomada de 110 V e outra instalada na caçamba, dentro de uma das Ram Box.
Na traseira da Ram 1500 vários acessórios podem compartimentar o espaço da caçamba de 1.200 litros, como as duas Ram Box que instaladas na lateral com 103,4 litros cada uma. Para facilitar o embarque e desembarque de bagagens e carga a tampa traseira tem um interessante sistema com opção de abertura horizontal ou lateral bipartida.

Apesar da elevada altura do solo (quase 25 cm) e do centro de gravidade alto (2 m de altura) comuns em veículos desse tamanho, a Ram 1500 tem comportamento dinâmico muito bem-comportado, assessorado pelo controle eletrônico de estabilidade e tração, que se junta a outros sistemas de segurança ativa e assistência à condução como frenagem automática de emergência, assistente de direção e alerta de faixa de rodagem e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) que também funciona em baixas velocidades, no anda-e-para do trânsito, auxiliando o motorista que pode dirigir sem precisar pisar nos freios ou acelerador. A cabine é equipada com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois tipo cortina).

Comportamento dinâmico exemplar da Ram 1500 é garantido por controle eletrônico de estabilidade
Inicialmente a FCA vai trazer apenas a versão topo de linha Rebel da Ram 1500, com quase tudo incluído pelo preço de R$ 400 mil. Mas há dois pacotes opcionais: o Night Edition (acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e o Level II, para incluir o sistema de som Harman Kardon de 900 W com 19 alto-falantes (no lugar do sistema de série Pine com 10 falantes), head-up display (que projeta à frente no para-brisa informações como velocidade, chamadas recebidas e navegação), retrovisor interno digital (mostra imagens da câmera posicionada no alto da cabine) e a tampa traseira multifuncional com duas folhas assimétricas que pode ser aberta para baixo ou para os lados. Os dois pacotes encarecem a picape em R$ 20 mil.