Por George Guimarães
O Tera está se revelando um verdadeiro rolo compressor de vendas. O SUV compacto, mais recente lançamento da Volkswagen e aclamado pela marca como sua maior aposta nos últimos anos, alcançou a condição de carro de passeio mais vendido no Brasil na primeira quinzena de outubro.
Lançado há pouco mais de quatro meses, o Tera acumulou 4.857 licenciamentos nos primeiros quinze dias do mês passado, pouco coisa à frente do Fiat Argo, que contabilizou 4.593 unidades negociadas. Na terceira posição aparece o Hyundai HB20, com 4.268 emplacamentos.

O novo SUV da Volkswagen só não levou também o título de veículo mais vendido na quinzen porque a picape Strada, mais uma vez, ratificou sua condição de líder do mercado brasileiro estabelecida nos últimos anos, com quase 7,3 mil licenciamentos em quinze dias.
Se a Volkswagen está soltando rojões com o desempenho de seu novato SUV de entrada, por outro lado deve estar preocupada também com os efeitos desse sucesso imediato dentro de sua própria linha de produtos.
Na quinzena, o Polo, que vinha disputando a ponta do mercado total com a Strada, apareceu somente da quinta colocação, ainda que muito próximo do Fiat Argo e do HB20.
A informação mais importante, porém, é sobre o T-Cross, que “sumiu” do topo do ranking.
Se em setembro já havia sido ultrapassado pelo Corolla Cross na categoria de SUVs, o que o deixou em segundo lugar com pouco mais da metade dos licenciamentos do modelo da Toyota, em outubro não consta nem entre os quinze veículos mais emplacados, atrás inclusive de pelo menos oito SUVs, incluindo o próprio Tera.
LEIA MAIS
→ O impacto (positivo) do Tera nas operações da Volkswagen
A queda das vendas do T-Cross é, segundo a Volkwagen, decorrência da reduzida ofertas do SUV nas concessionárias nos últimos dois meses e não de eventual deslocamento dos clientes para o novo produto que tem preços de entrada não muito superiores aos do hatch.
Neste período, justifica a marca, a fábrica de São José dos Pinhais, PR, onde o T-Cross é produzido, passou por adequações, já finalizadas, para a produção de picape inédita, potencial concorrente da Fiat Toro que será lançada no transcorrer de 2026.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação






















