A Qualibat, Associação Brasileira pela Qualidade de Baterias, que reúne as empresas Moura, Heliar, Pioneiro, Cral, Tudor e Excell, investiu R$ 400 mil em seu primeiro laboratório próprio de ensaios e análises técnicas no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), importante hub de inovação do País.
O empreendimento visa dar mais autonomia técnica e ampliar a capacidade de monitoramento em campo da Qualibat, fortalecendo seu papel de contribuir efetivamente com a autorregulação do setor de baterias, “sempre atuando de forma isenta, técnica e tendo como o principal objetivo a defesa do consumidor e das boas práticas de mercado”, destaca a entidade em comunicado divulgado na sexta-feira, 16.
LEIA MAIS
→Moura lança baterias de lítio de 12V e 48V na Automec
→Toyota nacionalizará motor dos híbridos flex e montará baterias no Brasil
O novo espaço realizará testes de desempenho, durabilidade, segurança e conformidade de baterias automotivas, de acordo com normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, da IEC, Comissão Eletrotécnica Internacional ou International Electrotechnical Commission, do Comitê Europeu de Normalização e da SAE, Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade.
“A escolha do Parque Tecnológico de Sorocaba para sediar o novo laboratório reflete a vocação da Qualibat em integrar o setor de acumuladores ao ambiente de inovação aberta do Brasil, estimulando parcerias com instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e com os principais players da cadeia produtiva da indústria automotiva”, comeplementa a nota da associação.
Os ensaios incluirão medições de Capacidade nominal (C10 e C20), Corrente de Partida a Frio (CCA), Reserva de Capacidade (RC), erda de água e ensaios de durabilidade, entre outros. O laboratório conta com os sistemas iDevices iDCLT de Ciclagem e iDCLT-HR de Alta Descarga, além de ultrafreezers para simulações em condições extremas, visando obter diagnósticos completos e confiáveis.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Qjualibat