A missão da Qualibat é clara: assegurar que os consumidores recebam o que adquirem
A Associação Brasileira pela Qualidade de Baterias – Qualibat, entidade sem fins lucrativos e com atuação independente, deu início às primeiras análises laboratoriais de produtos disponíveis no mercado nacional. Com o compromisso de proteger os consumidores e promover maior transparência nas transações comerciais, a Qualibat concentra seus esforços na auditoria permanente das baterias comercializadas no Brasil.
A missão da Qualibat é clara: assegurar que os consumidores recebam o que adquirem. Para alcançar esse objetivo, a entidade passa a realizar avaliações técnicas periódicas, por amostragem e em todo território nacional, para verificar a conformidade das baterias com os padrões exigidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
São verificados se o peso da bateria corresponde ao informado pelo fabricante, se a tensão do produto está correta, entre outros testes.
Os resultados das primeiras análises já podem ser acessadas por toda população através do site www.qualibat.org.br. E, em colaboração com órgãos governamentais de regulação federais e estaduais, a Qualibat compartilha as informações compiladas por sua equipe técnica e contribui para direcionar operações de fiscalização e recolhimento de baterias em desconformidade.
“Em primeiro lugar, estamos atuando diretamente para garantir os direitos e a segurança dos consumidores. E, consequentemente, contribuindo para que as empresas varejistas adotem práticas de autorregulação, distinguindo marcas comprometidas com a qualidade daquelas que não atendem aos requisitos normativos. Isso leva a um mercado mais justo e equilibrado, menos susceptível a fraudes, onde a concorrência é focada nas tecnologias embarcadas e no custo-benefício dos produtos, e não por desvios ao que determina a legislação brasileira”, resume o presidente da Qualibat, Carlos Zaim.
Os ensaios realizados pela Qualibat são feitos por amostragem, diretamente em baterias disponíveis no mercado. Os produtos são coletados diretamente nas revendas e submetidos a uma avaliação rigorosa em laboratórios certificados em normas nacionais e internacionais.