Por Vitor Matsubara
As vendas de veículos novos em 2023 não evoluíram em relação ao cenário do ano passado. Mesmo assim, as fabricantes não tiraram o pé no ritmo de lançamentos de carros.
Novidades foram apresentadas em várias categorias. Se no ano passado os SUVs dominaram a lista de lançamentos de carros, as picapes foram a bola da vez em 2023. Houve estreias em todos os subsegmentos desta carroceria no mercado brasileiro.
A seguir separamos 10 dos lançamentos de carros mais importantes de 2023 – sem ordem de importância, diga-se.
Ram Rampage
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A Rampage foi um dos principais lançamentos de carros de 2023. Fabricada no Polo Industrial Stellantis, em Goiana (PE), a picape aproveita a versátil plataforma Small Wide, que serve aos Jeep Renegade, Compass e Commander e à Fiat Toro – esta que serviu de base para o projeto da Rampage.
Apesar do parentesco, o modelo da Ram é bem diferente da Toro. Além do design mais refinado e parrudo (bem ao gosto dos clientes da marca norte-americana), a Rampage usa motor 2.0 turbo Hurricane 4, que entrega 272 cv e 40,8 kgfm. É o primeiro modelo nacional a utilizar a motorização que equipa o Wrangler. Outra opção de propulsor é o conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv.
Mesmo tendo sido lançada oficialmente em agosto, a Rampage já apresenta boas vendas e começa a incomodar algumas picapes médias.
VW Polo Track
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O Polo Track foi lançado nos primeiros meses de 2023 com a difícil missão de preencher a lacuna deixada pelo Gol. O hatch não só conseguiu como assumiu o posto de carro-chefe da Volkswagen no Brasil.
Para ser posicionado em uma faixa de preço semelhante à praticada pelo antigo hatch, a fabricante depenou o Polo MPI. A central multimídia, por exemplo, não é oferecida nem como opcional.
A estratégia deu certo: as vendas do Track foram decisivas para alavancar o Polo à liderança de vendas da categoria e ao topo dos emplacamentos em vários meses.
Citroën C3 Aircross
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O C3 Aircross é o segundo produto da estratégia C-Cubed, cujo objetivo é fazer a Citroën chegar aos 4% de participação de mercado até 2025. Assim como o novo C3 hatch, o modelo é feito sobre a plataforma modular CMP, e é o único SUV compacto com opção de sete lugares.
Em um primeiro momento, o carro será vendido apenas nas versões para cinco passageiros. As configurações com sete lugares serão lançadas apenas no ano que vem. Todas as versões serão movidas com a motorização 1.0 turbo da família T200, que entrega até 130 cv e 20,4 kgfm. O câmbio é do tipo CVT simulando sete marchas.
O generoso espaço interno promete atrair as famílias mais numerosas. Os dois bancos adicionais podem ser removidos facilmente, abrindo área para um amplo porta-malas de 493 litros.
A engenharia da Stellantis também desenvolveu uma solução simples e interessante para climatizar a parte de trás da cabine: um sistema de ventilador no teto capta o ar gelado da dianteira e o distribui para as fileiras traseiras.
BYD Dolphin
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O Dolphin não foi apenas mais um lançamento de carro elétrico importante de 2023. O modelo elevou a BYD a um novo patamar, principalmente por conta de seu agressivo preço abaixo dos R$ 150 mil. O posicionamento forçou várias concorrentes a reduzirem os valores de seus elétricos de entrada para não perderem mais vendas.
Só que o caçula da BYD não aposta apenas no preço. O Dolphin tem uma ótima distância entre-eixos para a categoria, resultando em um espaço interno digno de um sedã médio.
Além disso, a boa autonomia de 291 km, segundo o ciclo PBEV, coloca o hatch em vantagem frente aos seus concorrentes. No segundo semestre, ele ganhou a versão Plus, com 204 cv e maior autonomia.
Ford Ranger
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A nova geração da Ranger, enfim, chegou ao Brasil. E mostrou que a espera valeu a pena: a picape evoluiu consideravelmente em vários pontos importantes, como dirigibilidade e qualidade de construção.
Além de mais tecnológica, a Ranger trouxe novas motorizações e equipamentos que até então não existiam na gama. Por fim, a Ford apresentou a versão esportiva Raptor, que se posicionou como a picape mais potente à venda no Brasil.
Fiat Strada Turbo
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Todo mundo sabe que a Strada é um fenômeno absoluto de vendas. Líder da categoria desde 2001, ela fechou mais um ano como o carro mais emplacado do Brasil, à frente até de modelos mais populares e baratos, como VW Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
Neste ano, a picape recebeu uma leve atualização visual nas versões topo de linha Ranch e Ultra. Mas a novidade mais importante está longe dos olhos: o motor 1.0 turbo T200, de 130 cv e 20,4 kgfm, equipa essas configurações. Com ele, a picape ganhou muito mais agilidade e desempenho.
GWM Haval H6
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O H6 entra para essa lista de lançamentos de carros de 2023 por alguns motivos. Além de marcar o início das atividades da GWM no Brasil, o modelo começou as operações da Haval por aqui. A marca é apenas a primeira da GWM a atuar no país: nos anos seguintes, Poer e Tank vão trazer seus carros para cá.
Disponível nas versões GT (SUV cupê) e Premium (SUV), o H6 tem motorizações híbrida e híbrida plug-in. Esta última tem nada menos do que 393 cv e mais de 77 kgfm de torque. Os modelos fizeram a GWM assumir a liderança de vendas de carros híbridos neste ano, desbancando a Toyota.
Peugeot 208 Turbo
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O Peugeot 208 sempre foi elogiado pelo design moderno, interior futurista e a boa lista de equipamentos. Faltava só um motor à altura de tudo isso – e esse problema se resolveu em 2023. A motorização 1.0 turbo T200, que só neste ano estreou na Fiat Strada e no Citroën C3 Aircross, caiu como uma luva no 208.
Com os mesmos 130 cv e 20,4 kgfm de seus “primos” de Stellantis, o conjunto acabou com as respostas morosas do veterano 1.6 16V, que segue em linha nas versões mais baratas do 208. Outra novidade foi a ampliação da oferta da versão Style Turbo, que até então só podia vir com o também competente 1.0 Firefly aspirado.
Ford F-150
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Se a Ram nadava de braçadaa no mercado brasileiro até o fim do ano passado, esse reinado começou a ser ameaçado em 2023. Parte disso se deve à chegada da Ford F-150, uma das principais rivais da Ram 1500 nos Estados Unidos.
A picape grande é importada para cá nas versões Lariat e Platinum. Sobra luxo em qualquer configuração, com itens como central multimídia com tela de 12 polegadas e sistema de som Bang & Olufsen com 18 alto-falantes.
Ambas trazem o badalado motor 5.0 V8 Coyote, que também equipa o Mustang. Na picape, porém, são “apenas” 405 cv (contra 466 cv do cupê), mas com os mesmos 56,7 kgfm de torque máximo. A transmissão de 10 marchas é a mesma nos dois modelos.
Honda Civic
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A Honda fez uma ampla reformulação em seu portfólio e uma das estrelas é o Civic. Agora importada da Tailândia, a 11ª geração foi lançada apenas com motorização híbrida. Curiosamente, o sedã tem três motores, sendo um de combustão e dois elétricos. A potência combinada divulgada pela Honda é de 181 cv, enquanto o torque é de aproximadamente 32 kgfm.
O desempenho enche aos olhos, assim como as médias de consumo de combustível, que podem passar facilmente de 20 km/l. Por dentro, o Civic Hybrid também evoluiu de forma significativa em acabamento e qualidade de construção.
Fonte: Automotive Business