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Proteção que vem de fábrica: o que faz do Tera um SUV cinco estrelas

• Volkswagen foi a primeira montadora a fundar um centro de desenvolvimento de produto no Brasil, fundado em 1965: são 60 anos democratizando tecnologias para quem tem um Volkswagen na garagem • Novo Tera, desenvolvido no Brasil com vocação global, obteve nota máxima no Latin NCAP, com cinco estrelas para adultos e crianças • Segurança de ponta: Plataforma MQB e tecnologias de assistência à condução garantem referência em proteção; todas as versões são equipadas de série com seis airbags, frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, controles de tração e estabilidade; Pacote ADAS complementa ainda mais o nível de segurança do SUVW com itens inéditos no segmento

10/11/2025

Para criar o SUV mais seguro do seu segmento, mais do que tecnologia e inovação é preciso dedicação, método e muito trabalho de um time dedicado de engenharia. Foi exatamente isso o que moveu a equipe da Volkswagen do Brasil, com centenas de engenheiros e técnicos envolvidos no desenvolvimento do Volkswagen Tera, um SUV global, projetado no Brasil e reconhecido por sua excelência em segurança. Produzido em Taubaté (SP), o Tera alcançou a nota máxima no Latin NCAP, com cinco estrelas para adultos e crianças, consolidando-se como o novo padrão de proteção no segmento.

Lindo, moderno e seguro, o Volkswagen Tera já nasceu para ser um carro revolucionário. Desenvolvido integralmente no Brasil, o modelo foi criado para ser global, chegando a mais de 20 países em dois continentes. Entre os pilares que o tornam um verdadeiro SUV, a segurança é um dos pontos mais marcantes. Trata-se de um atributo que vem de fábrica e que o posiciona como referência em sua categoria.

VW e o pioneirismo em segurança veicular no Brasil

A Volkswagen tem uma longa tradição quando o assunto é desenvolvimento local e inovação. Desde 1965, a marca se tornou a primeira montadora a fundar um centro de desenvolvimento de produto no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Ao longo de seis décadas, a Volkswagen do Brasil construiu um legado de democratização de tecnologias. Dos primeiros crash tests realizados na América Latina, com os clássicos SP1 e SP2, nos anos 1970, passando pelo primeiro veículo nacional com injeção eletrônica e o primeiro carro com motor flex, até chegar aos SUVs mais seguros do País, a marca sempre esteve na vanguarda da inovação. O Tera é o mais recente capítulo dessa história, unindo design, tecnologia e o mais alto padrão de segurança.

A segurança veicular sempre foi um tema central, aliás. A VW também foi pioneira em testes de impacto no País quando implementou, em 1971, o Laboratório de Segurança Veicular, o primeiro do gênero no Brasil e o mais moderno da América Latina. Desde então, o centro está integrado à área de Pesquisa e Desenvolvimento do Produto, contribuindo tanto para o projeto de novos modelos quanto para o aprimoramento contínuo de veículos em produção. Reconhecido como uma referência global dentro do Grupo Volkswagen, o laboratório é um dos mais avançados e equipados do mundo, responsável por impulsionar o desenvolvimento de veículos com o mais alto desempenho em segurança, como o Novo Tera.

O que faz do Tera um modelo cinco estrelas em segurança

1- Estrutura robusta e plataforma de última geração

O Tera é construído sobre a moderna plataforma MQB, que permite elevada rigidez estrutural e absorção de impactos com eficiência superior. A utilização de aços de ultra-alta resistência em áreas estratégicas da carroceria garante proteção aprimorada aos ocupantes, sem comprometer o desempenho ou o conforto.

2- Equipamentos de segurança de série em todas as versões

Desde a versão de entrada, o Tera traz seis airbags (frontais, laterais e de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, controles de estabilidade (ESC) e tração (ASR), além de bloqueio eletrônico de diferencial (EDS) e sistemas de detecção de fadiga do motorista e controle de pressão dos pneus. Esses itens asseguram proteção completa em diferentes condições de rodagem.

3- Tecnologias inteligentes de assistência à condução

As versões Comfort e High acrescentam o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), enquanto o pacote ADAS, disponível na versão High, adiciona recursos inéditos no segmento, como assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), detector de ponto cego com assistente de saída de vaga e câmera multifuncional. Esse conjunto eleva ainda mais o nível de segurança ativa do SUVW.

4- Iluminação e visibilidade de alto desempenho

Todas as versões contam com faróis e lanternas full LED, que proporcionam maior alcance e nitidez em diferentes condições de luminosidade. Além do efeito visual marcante das lanternas traseiras com assinatura “click-clack”, a tecnologia de iluminação contribui diretamente para a segurança, melhorando a percepção do veículo pelos demais motoristas e pedestres.

5- Reconhecimento internacional em testes independentes

Testado no protocolo mais recente do Latin NCAP, o Novo Tera obteve cinco estrelas na proteção para adultos e crianças, comprovando a eficiência do conjunto de segurança desenvolvido pela Volkswagen do Brasil. Com isso, o modelo entra para o grupo dos SUVs mais seguros do país, ao lado de T‑Cross, Nivus e Taos, que também conquistaram a nota máxima.

Com esses predicados, o Novo Tera confirma o compromisso da Volkswagen em oferecer veículos que unem design, tecnologia e o mais alto padrão de segurança. Um SUV que protege o que mais importa e prova que, quando o assunto é segurança, a excelência vem de fábrica.

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