Prorrogada campanha de descarte de sobras de tintas e acessórios de pintura


Com participação da FecomercioSP, “Pintou, Sobrou, Levou” vai até o dia 5 de maio, em quatro pontos da cidade de São Paulo
Prorrogada campanha de descarte de sobras de tintas e acessórios de pintura

Todo fim de obra, mesmo que seja uma pequena reforma, costuma levantar um questionamento: o que fazer com as tintas que sobraram e com os outros materiais usados? Para auxiliar as pessoas nesse momento, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) participou da constituição e do lançamento da campanha “Pintou, Sobrou, Levou”.

A ação, iniciada em 5 de março, foi prorrogada por mais um mês, até o dia 5 de maio, a fim de que os consumidores tenham mais tempo para levar os materiais até as caçambas dispostas em quatro pontos estratégicos da capital paulista. Nos locais podem ser descartados tintas, embalagens e acessórios de pintura.

Leia mais sobre logística reversa
Logística Reversa: FecomercioSP orienta empresários do segmento de materiais de construção
E-book: tire as principais dúvidas sobre Logística Reversa
Comitê de Logística Reversa debate necessidade de campanhas educativas para conscientizar consumidores

A campanha é composta por especialistas da FecomercioSP – e de seu Conselho de Sustentabilidade –, do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), grandes varejistas do segmento; entidades setoriais; fabricantes de tinta, acessórios de pintura e embalagens; empresas de pintura; construtoras; incorporadoras; lojistas; áreas de transbordo e triagem; transportadoras de resíduos; e empresas de Logística Reversa (LR).

“Esta união de esforços é voltada para avaliar, sob o princípio da economia circular, alternativas que apresentem viabilidades técnica e econômica às sobras de tintas, embalagens e acessórios de pinturas pós-consumo, considerando ainda o comportamento do consumidor em relação ao descarte desses produtos, avaliado por meio de uma pesquisa”, explicou Cristiane Lima Cortez, assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade e dos comitês Energia e ESG da FecomercioSP, no encontro do “Pintou, Sobrou, Levou”, na última terça-feira (5).

Cristiane ainda destacou que o conhecimento adquirido na campanha pode ser levado para outros comércios do Estado, já que o Sincomavi tem grande atuação na região metropolitana. “Nossa participação é fundamental para que o conhecimento adquirido seja transferido a toda a nossa base de representação”, complementou a assessora.

Destino dos resíduos recebidos

Os produtos pós-consumo descartados serão estudados. As sobras de tintas serão avaliadas no laboratório do Instituto Senai de Tecnologia e Meio Ambiente. Com base nas análises, serão identificadas alternativas e viabilidades técnicas e econômica para reutilização seguindo o conceito de economia circular.

As embalagens de tinta serão direcionadas para reciclagem por meio dos programas Prolata, da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

Os acessórios de pintura serão encaminhados a um laboratório credenciado para caracterização dos resíduos, de forma a iniciar estudos de viabilização para reciclagem.

Este processo é, na opinião de Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), essencial para facilitar a expansão da LR – ferramenta da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pela Lei 12.305/2010. “O projeto ‘Pintou, Sobrou, Levou’ foi concebido especificamente com a ideia de gerar um diagnóstico para o setor, e é assim que devemos pensar a evolução da LR no território paulista, uma vez que, em posse de dados e informações, podemos identificar as viabilidades técnica e econômica.”

A LR é uma ferramenta que garante o reaproveitamento pela cadeia produtiva do resíduo gerado e consumido. Odair Senra, presidente doSindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), afirmou que “montar esta ação conjunta mostra como a sustentabilidade, além de indispensável à preservação do meio ambiente, é item relevante para a competitividade das empresas.”

Fabio Humberg, diretor de Comunicação e Relações Institucionais Abrafati, lembrou que a campanha e o objetivo de expansão futura levam em consideração a importância de produtos que também contribuem para a sustentabilidade. “As tintas têm papel de proteção e de preservação para aumentar a durabilidades de bens e de estruturas. Isso é sustentabilidade também. Sempre buscamos as melhores práticas do mundo e estamos aprendendo com esta experiência da campanha, porque acreditamos na economia circular”, ressaltou.

Luiz Henrique Ayres, vice-presidente do Sincomavi, recordou que a iniciativa começou a dar os primeiros passos em novembro de 2015, quando o Sinduscon-SP e o Sincomavi buscavam soluções para os associados. “Com a entrada e apoio da FecomercioSP e da Abrafati, foi possível dar maior dinamismo ao projeto”, disse.

Serviço:

Pintou, Sobrou, Levou – descarte de tintas, embalagens e acessórios de pintura

  • Data: até o dia 5 de maio de 2022
  • Horário: das 10h às 17h
  • Local: 4 lojas na cidade de São Paulo (SP)

Endereços

  • C&C Aricanduva – Av. Aricanduva, 5.555
  • Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, 12.000
  • Telhanorte Marginal Tietê – Av. Presidente Castelo Branco, 6.201
  • Tintas MC Saúde – Av. Prof. Abraão de Morais, 378

Pesquisa sobre o comportamento do consumidorbit.ly/pintousobroulevou

Mais informações: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou

Fonte: FecomercioSP

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO