Programa QualiSampa vai promover qualificação profissional na cidade de SP


Programa QualiSampa vai promover qualificação profissional na cidade de SP
Qualification increase course, skills improvement coaching. Professional development, school authority initiative, training for teachers concept. Bright vibrant violet vector isolated illustration

Lei nº 17.581/2021 institui o Programa Municipal de Qualificação Profissional para promover qualificação social e profissional de cidadãos

Imagem: Freepik (created by vectorjuice)

Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo do dia 27 de julho de 2021 a Lei nº 17.581/2021, que institui o Programa Municipal de Qualificação Profissional QualiSampa, no âmbito do Município de São Paulo e que tem por objetivo a promoção da qualificação social e profissional de cidadãos, com prevalência de comunidades periféricas.

Baseia-se a referida lei nos princípios da dignidade do trabalho humano, permitindo e facilitando a inserção no mercado de trabalho de homens, mulheres, jovens, conforme o disposto no art. 7º da Constituição Federal de 1988 (Direitos e Garantias Fundamentais/ Direitos Sociais).

Trata-se de iniciativa do poder público (Legislativo Municipal), com o objetivo de inclusão social, através do trabalho, de população periférica, de baixa renda, no município de São Paulo.

Para a consecução dos seus objetivos, o Legislativo Municipal previu que o Poder Executivo Municipal poderá firmar parcerias e convênios com instituições sem fins lucrativos, para assegurar a implementação e manutenção do Programa QualiSampa.

Para participar do Programa Municipal de Qualificação – QualiSampa, os interessados precisam ser residentes e domiciliados no Município de São Paulo; ter entre 16 e 60 anos de idade, ter no mínimo o ensino fundamental; não estar recebendo seguro-desemprego ou qualquer outro tipo de benefício previdenciário ou social oriundos de quaisquer dos entes federal, estadual ou municipal; e possuir renda familiar mensal per capta igual ou inferior a 2/3 (dois terços) do salário mínimo nacional vigente.

Os cursos de qualificação terão carga mínima de 60 horas, com aulas teóricas e práticas, na forma de ensino presencial e a distância, o que é positivo, tendo em vista a difusão das novas tecnologias e serão oferecidas nas áreas do comércio, atendimento ao público, artesanato, beleza, construção civil, indústria, hotelaria, gastronomia, gestão de comércio e serviços, informática, telemarketing, modelagem e confecção, logística, segurança, saúde, dentre outros.

As despesas para a execução do QualiSampa, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, o que é louvável visto que não oneram as empresas.

Trata-se de medida legislativa que se dedica a promover a inserção de homens e mulheres de baixa renda no de trabalho, justamente para aqueles que têm dificuldade de acesso ao mesmo.

Sabemos que o trabalho está diretamente relacionado com a qualificação profissional do cidadão que se torna, por este motivo, apto a ele. Não havendo acesso à qualificação, as chances de ingresso no mercado de trabalho diminuem drasticamente, principalmente para a população de baixa renda, que é atingida com mais severidade pelo desemprego, justamente porque não consegue se qualificar para o trabalho. Este círculo vicioso não se rompe a não ser que haja apoio de políticas públicas nesse sentido. E a Lei nº 17.581 vai neste caminho.

A presente lei segue ao encontro da equidade e isonomia, tratando desigualmente os desiguais na medida da sua desigualdade, ao firmar no inciso IV do artigo 3º que o QualiSampa se volta para aqueles que possuem renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 2/3 (dois terços) do salário mínimo nacional vigente. Acerta o alvo e o propósito.

Trata-se de uma política afirmativa do parlamento municipal paulista, vez que se volta a cidadãos socialmente excluídos que passam a ter, com esta lei, através de promoção e qualificação social e profissional, maiores chances de ingresso no mercado de trabalho.

Ademais, há a possibilidade legal de se firmar parcerias e convênios com instituições sem fins lucrativos para assegurar a implementação do Programa QualiSampa, não onerando as empresas que participarem do mesmo, uma vez que as despesas com a execução do QualiSampa correrão por conta de dotações orçamentárias próprias e suplementares se necessário.

Por fim, privilegia a presente lei o ingresso no mercado de trabalho, qualificação social e profissional dos partícipes do QualiSampa, preparando-os para o trabalho, de acordo também com a demanda de micro e macroempresários.

Veja íntegra da Lei no link LEI Nº 17.581, DE 26 DE JULHO DE 2021.

Fonte: FecomercioSP – Assessoria Jurídica

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO