Por André Barros
Desde que foi implementado, em 11 de junho, o programa Carro Sustentável gerou 109 mil emplacamentos de versões dos modelos credenciados, comercializados com o IPI zerado. No mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Anfavea, estes mesmos veículos tiveram 88 mil emplacamentos, o que representa crescimento de 24%.

O fato foi ressaltado pelo presidente executivo da Anfavea, Igor Calvet, em entrevista coletiva à imprensa em que divulgou o balanço de setembro e do acumulado do ano. Segundo ele o desempenho dos modelos tem ajudado a reduzir a queda nas vendas de automóveis nacionais no varejo, que fechou em 8,1% até setembro.
Nos primeiros nove meses do ano foram 750 mil automóveis vendidos no varejo, recuo de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Destes 173 mil são importados e 577 mil nacionais: no período os importados registraram alta de 17,8% e os nacionais caíram 8,1%.
Por vendas diretas, por sua vez, foram negociados 662 mil automóveis, alta de 11%. Por esta modalidade os emplacamentos de importados somam 79 mil unidades, crescimento de 9,5%, e os nacionais 523 mil, aumento de 11,4%.

“Em vendas diretas tanto os nacionais como os importados cresceram. Mas o canal de venda varejo tem nos preocupado porque o volume de vendas diminuiu e aumentou a fatia dos importados, com uma queda ainda mais expressiva no volume dos nacionais. Não fosse o programa do Carro Sustentável esta queda seria ainda maior.”
Importados crescem mais no geral
Os emplacamentos de veículos avançaram 2,8% no acumulado de janeiro a setembro, somando 1,9 milhão de unidades. No mês passado foram 243,2 mil licenciamentos, alta de 7,9% sobre agosto e de 2,9% sobre setembro de 2024.

Deste volume licenciado no ano 1 milhão 555 mil foram produzidos no Brasil, o que representa avanço de 1,2% sobre janeiro a setembro do ano passado. Os importados cresceram 10,4%, somando 355,6 mil veículos.
“O crescimento dos importados vem perdendo ímpeto. Há um ano chegou a 34%.”
Nos últimos dois meses a China forneceu o maior volume de importados para o mercado brasileiro, superando a Argentina, tradicional parceiro de negócios do Brasil. Em setembro foram 18,1 mil veículos chineses emplacados e 15,4 mil argentinos.
No acumulado a Argentina ainda detém a maior fatia, com 150 mil unidades, contra 123 mil importadas da China.
Nova metodologia de estoques
A Anfavea mudou também a sua metodologia de divulgação de estoques, incluindo os importados na contabilidade. Assim, em setembro, indústria e rede fecharam o mês com 414,1 mil veículos, suficiente para abastecer 42 dias de vendas do mercado. Deste volume 222,3 mil são modelos nacionais e 191,8 mil são importados.
Fonte: AutoData