“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Produção de veículos cresce 10% em maio e atinge 1 milhão de unidades

Volume fabricado de leves tem alta mas o de caminhões pesados, em baixa, preocupa as montadoras

05/06/2025

Por Bruno de Oliveira

A produção de veículos realizada no país no acumulado do ano até maio apresentou alta de 10,7% ante o volume registrado em igual período no ano passado, somando 1,025 milhão de unidades.

Apenas no mês de maio, a produção total chegou a 214,7 mil unidades, um resultado 29% maior do que aquele visto em maio do ano passado, um mês que, é bom lembrar, teve a produção e as vendas de veículos afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Na comparação com a produção realizada em abril, o volume registrado pelas montadoras em maio foi 6% menor, apesar do aumento das vendas no mercado interno e nas exportações.

A produção de veículos por segmento, segundo dados divulgados pela Anfavea, a associação que representa as montadoras no país, na quinta-feira, 5, mostrou que o volume foi positivo nas linhas de leves e pesados nos primeiros cinco meses do ano.

No caso dos automóveis, a produção total no período chegou a 758 mil unidades, alta de 9% ante o resultado visto no janeiro-maio de 2024. A produção de comerciais leves chegou a 199 mil unidades, alta de 19%.

Produção de caminhões pesados caiu 10%

Já a produção de caminhões cresceu 5,6% até maio, com 55 mil unidades produzidas. A produção de pesados, no entanto, segue em queda: 28,3 mil unidades, retração de 10,6%.

Esse cenário, inclusive, já refletiu nas linhas de produção da Scania em São Bernardo do Campo (SP). A montadora concederá férias coletivas em julho para ajudar sua produção à demanda do mercado.

A produção de chassis de ônibus, por sua vez, somou 13 mil unidades no acumulado do ano até maio, um volume 7,8% maior do que aquele visto no mesmo período no ano passado.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?