Com a produção de 185.952 unidades em agosto, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) atingiram 1.326.963 motocicletas no acumulado do ano, o que representa expansão de 12,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo a Abraciclo, foi o melhor agosto desde 2011. A produção no mês foi 13,4% superior à de agosto de 2024 e 32,6% acima da registrada em julho, quando a maioria das montadoras concedeu férias coletivas em suas instalações manauenses.
LEIA MAIS
→Segmento de motos segue firme rumo a recorde histórico
O volume dos primeiros oito meses do ano configura o melhor desempenho dos últimos 14 anos e o terceiro melhor da história do setor para o período.
Marcos Bento, presidente da Abraciclo, diz que os números reforçam a crescente presença do veículo na rotina dos brasileiros: “A demanda vem aumentando em todo o País. São pessoas que utilizam a motocicleta para seus deslocamentos diários ou ainda profissionalmente, como instrumento de trabalho e geração de renda”.
Na avaliação do executivo, a motocicleta se consolidou no Basil “como um meio de transporte acessível, eficiente e alinhado às necessidades da mobilidade urbana”.
Por conta desse tipo de demanda, os modelos de baixa cilindrada continuam liderando a produção nacional, respondendo por quase 80% do total fabricado em Manaus.
Foram exportadas em agosto 2.942 motocicletas, queda de 11,9% em relação ao mesmo mês de 2024 e alta de 9,8% frente a julho. No acumulado do ano, foram 24.232 embarques, crescimento de 9,3% no comparativo interanual.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Honda