“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Produção de chassis de ônibus foi a pior para novembro desde 2015

Cenário macroeconômico e a demora do novo pregão do programa Caminho da Escola afetaram o ritmo produtivo

08/12/2025

A produção de chassis de ônibus registrou o pior novembro desde 2015, com 1,3 mil unidades produzidas, de acordo com os dados divulgados pela Anfavea. Na comparação com igual período do ano passado houve queda de 45,7% e com relação a outubro a retração foi de 37,9%.

De acordo com Igor Calvet, presidente da entidade, este baixo ritmo de produção é reflexo do cenário macroeconômico do País, com a taxa Selic em 15% contra 11,25% em igual período do ano passado, menor liberação de crédito para pessoas físicas e jurídicas e aumento da inadimplência. A demora no anúncio do novo pregão do Caminho da Escola também afetou o ritmo das linhas de produção:

“Estamos atentos com a demora para o Caminho da Escola ser anunciado, porque ele é um gerador de volume muito importante para o segmento de ônibus e esse entrave faz com que as empresas ajustem o ritmo das linhas”.

Mesmo com o péssimo resultado no mês passado o acumulado de onze meses da produção de chassis de ônibus apresentou crescimento de 5,5% sobre iguais meses do ano passado, chegando a 27,5 mil unidades produzidas.

Os emplacamentos, que são feitos alguns meses após a venda do chassi, que sai da fábrica para ser encarroçado, somaram 2,2 mil unidades em novembro, avanço de 18% sobre novembro do ano passado e de 11,8% com relação a outubro. No acumulado do ano o incremento na demanda foi de 8,2%, com 21,9 mil ônibus vendidos. 

No mês passado foram exportados 398 unidades, queda de 36,8% com relação a novembro do ano passado e retração de 8,3% na comparação com outubro. O acumulado do ano apresentou crescimento de 37% sobre iguais meses do ano passado, com 6,1 mil veículos embarcados.

Fonte: AutoData

Informes