Por Caio Bednarski
A produção brasileira de chassis de ônibus somou 10 mil unidades de janeiro a abril, alta de 8% na comparação com igual período do ano passado. O grande responsável por esse crescimento foi o programa Caminho da Escola, do governo federal, que registrou grande incremento nas entregas até agora:
“O Caminho da Escola tem puxado bastante o avanço da produção, uma vez que no ano passado tivemos poucas entregas e, em 2025, o volume entregue para o programa cresceu 450% até abril”, disse Alexandre Parker, vice-presidente da Anfavea.
Em abril foram produzidos 2,9 mil chassis, volume 2,4% superior ao de abril do ano passado, mas levemente menor do que o fabricado em março, com queda de 0,2%.
As vendas somaram 7,7 mil unidades no primeiro quadrimestre, avanço de 32,4% na comparação com iguais meses do ano passado. Em abril foram emplacados 2,2 mil ônibus, alta de 26,8% sobre abril do ano passado e de 22,8% com relação a março:
“Junto com o crescimento puxado pelo Caminho da Escola, também notamos que o segmento ainda se recupera da pandemia e algumas empresas estão renovando suas frotas de ônibus urbanos, rodoviários e de fretamento”.
As exportações somaram 2 mil unidades até abril, incremento de 51,7% na comparação com iguais meses do ano passado. No mês passado foram embarcados 577 chassis de ônibus, volume 28,8% maior do que o exportado em abril do ano passado, mas 10,1% menor do que o embarcado em março.
Fonte: AutoData