Por Soraia Abreu Pedrozo
Os fabricantes de ônibus produziram 21,2 mil chassis de janeiro a agosto, o que representa acréscimo de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2024, quando saíram das linhas 19 mil unidades. Os dados foram divulgados pela Anfavea durante entrevista coletiva à imprensa na terça-feira, 9. Em agosto os 2,6 mil chassis fabricados ficaram 20,9% acima dos 2,2 mil do mesmo mês do ano passado. Com relação a julho, porém, quando foram produzidas 2,9 mil unidades, houve recuo de 9,9%.
Assim como ocorreu com caminhões boa parte do desempenho positivo do ano pode ser atribuída às exportações, de acordo com o presidente executivo da Anfavea, Igor Calvet. As exportações do período avançaram 57,7% e totalizaram 4,5 mil ônibus – de janeiro a outubro de 2024 foram somadas 2,9 mil unidades.
Em agosto as exportações de 695 ônibus praticamente dobraram, ao crescerem 94,1% em comparação ao mesmo mês do ano passado, 358 unidades. Frente a julho, que contou com 599 embarques, houve alta de 16%.
Caminho da Escola segurou vendas até agosto
Quanto às vendas foram contabilizados 15,7 mil ônibus nos oito meses de 2025, 14,4% acima das 13,7 mil do mesmo período de 2024. Segundo Calvet o programa do governo federal que prevê a renovação de frota de transporte escolar a regiões rurais e de difícil acesso é o maior responsável pelo desempenho:
“Em torno de 70% das vendas são sustentadas pelo Caminho da Escola, o que puxou quase todo o crescimento até agora”.
No mês passado os emplacamentos alcançaram 1,7 mil unidades, 28,5% aquém na comparação anual, frente às 2,4 mil unidades de agosto do ano passado, e 27,8% abaixo na mensal, com relação às 2,3 mil unidades de julho. A desaceleração reflete a conclusão das entregas Caminho da Escola previstas para este ano.
E, ao mesmo tempo, conforme ressaltou Calvet, a alta taxa de juros e a previsão de que ela siga no patamar de 15% ao ano até dezembro posterga a renovação das frotas, o que se torna pedra no sapato para o setor no mercado doméstico.
Fonte: AutoData