Já está em gestação grupo de trabalho do Procon-SP com representantes do setor de veículos usados para discutir formas de aprimorar o atendimento aos clientes e equilibrar as relações de consumo entre consumidores e lojistas.
Segundo Luiz Orsatti Filho, diretor executivo da Fundação Procon-SP, a ideia é replicar exemplos de outros grupos ligados ao varejo para desenvolver ações de orientação, discutir critérios e procedimentos, além de abordar os entendimentos da fiscalização.
O órgão entende que esta tem sido a melhor forma de os setores verificados pelo Procon-SP melhorarem o atendimento aos seus consumidores, reduzindo danos e permitindo construir relações de confiança.
“Um amplo esforço de disseminação de informações e um trabalho de orientação direta para os lojistas são a melhor forma de equilibrar as relações de consumo ”, disse Orsatti, durante o 2º Summit Automotive 2025, evento organizado pelo Sindiauto e Alves, entidades representativas do setor de veículos usados.
LEIA MAIS
→ Vendas de veículos usados batem recorde em 2024
Durante o evento, o Procon-SP apresentou os principais temas reclamados pelos consumidores em relação ao comércio de veículos usados.
Dentre eles estão vícios (produtos com defeito), garantias (legal e contratual), caducidade e direito de arrependimento — neste último caso, situação cada vez mais relevante por conta do crescimento do comércio eletrônico de automóveis.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação