Pagamento digital, personalização por meio de IA e omnicanalidade são algumas práticas que continuarão em evidência no varejo físico em 2025, diz especialista
No próximo ano, pagamentos cada vez mais simplificados serão determinantes nas jornadas de compra do varejo, e a IA seguirá em destaque na evolução do segmento; mas o grande protagonista será o varejo físico, como aconteceu em 2024. Somente na Black Friday, por exemplo, o setor viu um aumento de 17,1% nas vendas, enquanto o e-commerce subiu apenas 8,9%, de acordo com estudo da empresa de meios de pagamento Cielo.
Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline — empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV) —, os motores para aprimorar a relação entre empresas e consumidores serão tecnologias avançadas, experiências personalizadas e sustentabilidade.
“Estar atento a essas variações é muito importante para os varejistas que buscam inovar e se manterem competitivos no mercado atual. Adotar novas tecnologias e ajustar estratégias conforme as demandas emergentes podem ser fatores decisivos para alcançar o crescimento no varejo físico em 2025”, comenta.
Pensando nisso, o executivo compartilha tendências que devem ficar em alta no próximo ano no setor varejista. Confira:
Experiência omnicanal, integrando o físico e digital
Nove em cada dez consumidores brasileiros esperam que empresas tenham integração entre seus múltiplos canais de venda, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e a retail tech Bornlogic. Tudo isso porque eles buscam experiências de compra fluidas, independentemente de estarem em lojas físicas, online ou ambientes híbridos.
Para atender a essa demanda, as empresas devem integrar digital e o varejo físico em 2025 ao conectar seus pontos de contato, unificando estoques, sistemas de pagamento e canais de atendimento, a fim de oferecer uma jornada contínua e sem interrupções.
Personalização aprofundada com inteligência artificial
A utilização de dados e da inteligência artificial, especialmente ferramentas de machine learning, permitirão que marcas ofereçam produtos e conteúdos adaptados às necessidades específicas de cada consumidor.
“Com a coleta e análise de dados cada vez mais precisas, as empresas poderão proporcionar uma experiência de compra mais assertiva, aumentando a fidelidade e as taxas de conversão ao fazer os clientes se sentirem mais valorizados”, destaca.
Sustentabilidade e processos conscientes
Com consumidores cada vez mais conscientes de seu impacto ambiental, adotar práticas mais responsáveis, desde a produção até o descarte de produtos, pode ser uma ótima iniciativa. A transparência nas cadeias de fornecimento e a rastreabilidade serão essenciais para conquistar a confiança do público. Práticas logísticas e de produção sustentáveis, bem como o uso de embalagens ecológicas, são indispensáveis para se manter competitivo no mercado.
Pagamentos digitais e criptomoedas
Com a facilidade trazida pelo Pix, os outros meios de pagamento precisaram se reinventar para proporcionar praticidade e segurança parecidas. O uso de carteiras digitais já é popular entre consumidores, mas deverá ser amplamente adotado no varejo físico em 2025, proporcionando transações mais rápidas, seguras e práticas.
“Para atender às expectativas dos consumidores, as empresas precisarão oferecer uma variedade de opções de pagamento, incluindo alternativas como pagamentos por aproximação e criptomoedas, garantindo flexibilidade nas transações presenciais”, finaliza William.
Fonte: Novo Varejo