“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Primeiro ônibus articulado 100% elétrico do País fica pronto e segue para homologação

16/11/2020


O chassi BYD D11B possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250Km (Sort 1) com uma carga completa

A BYD concluiu junto com a Marcopolo o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil, com chassi D11B, de piso baixo, que segue agora para homologação. Os ônibus articulados 100% elétricos são uma alternativa sustentável para os corredores expressos do País. Além deste modelo, a BYD já desenvolveu o chassi BYD D11A, de piso alto, que também atende a esta demanda.

O chassi BYD D11B possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250Km (Sort 1) com uma carga completa. A capacidade de passageiros varia de acordo com a função da carroceria, mas este primeiro modelo tem capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes. Os veículos terão sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias. 

O ônibus foi apresentado esta semana para a equipe da BYD, em Caxias do Sul, na fábrica da Marcopolo. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série dos veículos. As primeiras 12 unidades já foram vendidas para a Prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus 100% elétricos do País. 

O Diretor de Operações da BYD Brasil, Marcos Jardim, destacou as vantagens dos corredores expressos verdes. “Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”.

Características
Os ônibus articulados têm quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 CV cada e potência nominal de 148cv cada motor. Os ônibus têm tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

BYD – gigante global da energia limpa
A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais. 

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.

Informações
Fayal Comunicação
Teresa Cristina Fayal
(21) 98888-1174
Marise Vieira
(11) 98741-0770

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?