Por Marcus Celestino
Este repórter, ao lado de outros colegas que visitavam o centro de distribuição de peças da BYD na terça-feira, 12, em Cariacica (ES), teve uma grata surpresa – testemunhou um unboxing mais do que especial. Pudemos acompanhar a chegada das primeiras unidades do novo Tan ao Brasil. O SUV, diz a fabricante, deve dar o ar da graça em evento já na próxima semana, a fim de aguçar imprensa especializada e consumidores.
VEJA MAIS:
– BYD quer ser uma das cinco maiores montadoras do Brasil em até cinco anos
Embora a montadora ainda não confirme, o modelo deve vir com maior bateria e novidades na lista de equipamentos. As unidades do novo Tan que chegaram à estação aduaneira interior da BYD no Brasil estavam distribuídos em contêineres. Cada compartimento, vale frisar, é capaz de levar dois veículos do porte do SUV. Fixados em pranchas, eles são removidos por meio de empilhadeira.
Fato curioso é que, assim como outros modelos da BYD, o novo Tan chega ao Brasil com características específicas do mercado exterior. Tanto é que aporta com o nome de Tang. Isso é modificado durante o processo de tropicalização, que explicamos de modo mais elaborado nessa matéria.
Visual do novo BYD Tan que chega ao Brasil
O novo BYD Tan, que será vendido em breve no Brasil, passou por ligeiras modificações no visual. O para-choque dianteiro tem grade distinta, fechada, e as rodas de 21” apresentam novo desenho. As lanternas têm apresentação do LED que difere do modelo atual e o para-choque traseiro também passou por algumas mudanças.
Por dentro, apenas forrações apresentam diferenciação com relação ao Tan que é comercializado, hoje, em nosso mercado. De resto, nada de novo no front. Quadro de instrumentos e central multimídia, de 12,3” e 15,6”, são as mesmas.
Além disso, há a possibilidade de que o novo BYD Tan faça a estreia da suspensão adaptativa, que ajusta os amortecedores conforme o modo de condução escolhido pelo motorista.
Novo BYD Tan pode chegar ao Brasil com nova bateria
A reportagem da Automotive Business tentou, tentou, tentou, mas não conseguiu obter confirmações acerca de atualizações mecânicas. No entanto, um dos interlocutores da marca cometeu certo deslize que nos dá indícios de que o novo BYD Tan seja vendido por aqui com upgrades mais do que interessantes.
“Esse modelo vem com bateria impressionante, capaz de abastecer uma casa”, disse um dos representantes da montadora de origem chinesa. Dessa forma, podemos inferir que o novo BYD Tan venha para o Brasil equipado com a mesma Blade, porém com com capacidade de 108 kWh – ao contrário dos 86,4 kWh atuais.
Dessa forma, a autonomia do SUV passaria de 400 km para cerca de 530 km no ciclo WLTP. A capacidade de recarga, por sua vez, deve subir, com o SUV podendo ter sua energia recuperada de 20% a 80% em 30 minutos.
Fonte: Automotive Business