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PPG reforça foco nas tendências e inovações da repintura automotiva

11/10/2024

Crescente demanda por veículos elétricos, inovações sustentáveis e digitalização estão transformando o setor

Para acompanhar as crescentes mudanças do setor automotivo, a PPG, fabricante global de tintas e revestimentos especiais, está de olho nas principais demandas e oportunidades do mercado para reforçar soluções inovadoras. A empresa está focada em como as novas demandas estão moldando o futuro da repintura automotiva, especialmente com o crescimento da frota de veículos elétricos, o avanço das soluções sustentáveis e a transformação digital dos processos de repintura.

O segmento de repintura tem se expandido de forma constante na América do Sul e, particularmente, no Brasil, impulsionado pelo aumento da frota veicular e pelo envelhecimento dos veículos. “Temos dois pontos interessantes que precisam ser avaliados. O mercado tem crescido continuamente, impulsionado pelo envelhecimento da frota de carros, cuja idade média no Brasil está acima de 10 anos. Essa característica propicia, cada vez mais, o aumento na demanda por reparo e manutenção, impactando não apenas o segmento de repintura, mas também a indústria automotiva de aftermarket como um todo”, diz Rodolfo Rodrigues, gerente de marketing para Repintura Automotiva da PPG na América do Sul.

Nos últimos três anos, a frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil triplicou, exigindo que as empresas se direcionem a oferecer serviços de funilaria e pintura adequados a essas novas tecnologias. Em resposta a essas mudanças, a PPG está priorizando quatro atributos-chave para melhorar a oferta de serviços ao setor:

Experiência do Cliente: a digitalização está transformando a experiência do cliente com processos automatizados e eficientes que, aliados à tecnologia base água da PPG, possibilitam um processo de preparo e ajuste das cores revolucionário. A proposta é automatizar o que até então era realizado de maneira manual, possibilitando que as empresas possam desenvolver mais cores para atender à demanda de mercado e fazer com que seus coloristas possam absorver atividades complementares ao desenvolvimento de cores. O ecossistema digital é composto pelo equipamento MoonWalk, o espectrofotômetro DigiMatch e o programa de visualização e padrão de cores digital 3D VisualizID.

Personalização: a crescente demanda por personalização está impulsionando a oferta de cores e acabamentos exclusivos. Para acompanhar essa tendência, a PPG disponibiliza uma ampla gama de pigmentos e vernizes em sua linha Vibrance, composta por pigmentos especiais que possibilitam o desenvolvimento de fórmulas de cores exclusivas para o público que deseja diferenciar o projeto de seu veículo customizado.

Eficiência Energética: a PPG é pioneira quando o assunto é alta performance. Um exemplo é a implementação de produtos de baixo VOC e tecnologias de pintura que economizam energia, como o Verniz DC2000, que seca em 30 minutos após o contato com o ar, reduzindo custos e melhorando sua eficiência.

Sustentabilidade: a PPG é pioneira e líder absoluta em tecnologia base água, contemplado desde a montadora original até o mercado de repintura, a empresa continua investindo na evolução da tecnologia base água, que atualmente já está na quarta-geração tecnológica e tem como objetivo de até 2025 entregar 50% de suas vendas oriundas de produtos com atributos sustentáveis.

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