Tecnologia desenvolvida pelas duas empresas utiliza sensores e é usada pela primeira vez em superesportivo da Pagani
Os conhecidos controles eletrônicos de estabilidade utilizam vários sensores para evitar que o carro, entre outras coisas, derrape ou saia da trajetória. Esses dispositivos agora podem fazer leituras também de dentro dos pneus. Ao menos é o que promete a tecnologia desenvolvida pela Pirelli e a Bosch.
O chamado Cyber Tyre se vale de sensores MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) da Bosch instalados dentro de pneus fabricados pela Pirelli. Tais sensores são integrados aos controles eletrônicos de estabilidade (que na fabricante alemã atendem pela sigla ESP) do veículo.
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O equipamento transmite informações em tempo real sobre os pneus para a unidade de controle do ESP. Desta forma, o dispositivo de segurança passa a mapear também o comportamento dos pneus.
O sistema usa dados como velocidade, esterçamento, direção, entre outros. Tais informações fornecem parâmetros para o sistema dos controles eletrônicos de estabilidade do veículo.
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O Cyber Tyre já equipa o novo Pagani Utopia Roadster, conversível superesportivo equipado com motor V12 de 864 cv de potência e 112 kgfm de torque. O modelo usa pneus da família Pirelli P Zero Corsa, com aros de 21” na frente e de 22”, atrás.
Fonte: Automotive Business